Quando esse valor está abaixo do nível de significância, geralmente 0.
Uma hipótese (do grego antigo ὑπόθεσις, transl. hypóthesis, composto de hypo, 'sob', 'abaixo de', e thésis, 'posição') suposição ou especulação é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível.
Se o valor-p for menor que 0.
O p-valor, também denominado nível descritivo do teste, é a probabilidade de que a estatística do teste (como variável aleatória) tenha valor extremo em relação ao valor observado (estatística) quando a hipótese H0 é verdadeira.
Para um teste unilateral à direita, o valor p é igual a um menos essa probabilidade: valor p = 1 - cdf(ts). Para um teste bilateral, o valor de p é igual a duas vezes o valor de p para o valor de p com cauda inferior se o valor da estatística de teste de sua amostra for negativo.
Para o cálculo do p-valor do teste quiquadrado, usa-se a fórmula CHISQ. TEST (em português, TESTE. QUIQUA), informando como parâmetros os valores observados, e depois os valores esperados. Já para calcular a estatística de teste quiquadrado, usa-se a fórmula CHIST.
Usualmente, considera-se que valores p menores que 0,05, 0,01 e 0,001 representam evidência moderada, forte e fortíssima, respectivamente(2). qualquer situação, o exato valor p é mais informativo do que um intervalo, como p