A minhoca é muito importante para o solo, por vários fatores. Em primeiro lugar, ela é detritívora, ou seja, alimenta-se de restos orgânicos de vegetais e animais. Por ter esse tipo de alimentação, ela elimina em suas fezes restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras.
As minhocas são importantes para o solo, pois vivem embaixo da terra, movimentando-se através de túneis que cavam, facilitando a entrada de ar e água. Com isso, puxam para baixo os restos de vegetais em decomposição e contribuem para a ventilação do solo. Além disso, suas fezes servem de adubo para as plantações.
As minhocas apresentam um grande papel ecológico e econômico, pois vivem em ambientes úmidos, e são capazes de arear o solo, facilitando o plantio, e ainda por cima, ela libera uma excreta nitrogenada que forma o húmus, um adubo natural, que auxilia ainda mais a produção agrícola.
As minhocas fazem um trabalho de fragmentação da matéria orgânica que permite que todo o ciclo de vida se renove. Facilitando a decomposição pelos micro-organismos, elas contribuem para a geração de húmus, enriquecimento do solo e diminuição do lixo destinado a aterros e lixões.
Os alimentos processados (cozidos ou assados) podem ser usados para compostagem, desde que em pequenas quantidades. Um dos motivos dessa restrição é evitar o acúmulo de sal, condimentos e conservantes químicos no minhocário, que fazem mal às minhocas.
Alimentação - as minhocas se alimentam de esterco e restos vegetais, como gramas, frutas, folhas secas, papéis e matérias orgânicas em decomposição.
As minhocas apenas sugam a matéria orgânica quando ela começa a apodrecer. Então não fique chateado se elas ignorarem sua folha fresca de alface. Você pode alimentar suas minhocas com cascas de ovo, borra de café, folhas, cascas de frutas e vegetais e papelão umedecido em pequenos pedaços, por exemplo.
Como fazer:
Húmus de Minhocas - 2kg Vitaplan