São características da dissertação argumentativa do Enem: ... Na dissertação argumentativa, deve haver uma proposta de intervenção, e não apenas uma conclusão. Na proposta de intervenção, deve haver uma solução para o problema a partir dos pontos abordados em sua redação.
As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:
Identificação das Partes de um texto dissertativo
Existem dois tipos de dissertação: a Dissertação Argumentativa e a Dissertação Expositiva.
Como dito anteriormente, a dissertação apresenta dois tipos primordiais: o expositivo e o argumentativo. Abaixo segue um exemplo de cada tipo e os elementos que caracterizam o tipo textual.
A dissertação nada mais é do que um texto estruturado para transmitir o ponto de vista do autor. Fazer uma dissertação exige dois ingredientes fundamentais: conhecimento sobre o tema e capacidade de planejamento.
Esse método consiste em selecionar três palavras da mesma classe gramatical (três substantivos, três adjetivos) que caracterizem a problemática relacionada ao tema para começar a redação e, em seguida, explicar a razão de elas estarem ali.
Essa palavra tem origem no latim e quer dizer 'colocar alguém a par de algo'. Quando contextualizamos, queremos apresentar a conjuntura de uma situação, ou seja, todas as circunstâncias – sociais, históricas, culturais, políticas, econômicas – em torno de um acontecimento.
São elas: – Introdução por Citação de Argumentos – Neste tipo, o mais tradicional deles, o candidato deve contextualizar o tema (Que tema é esse? Qual a importância dele no mundo atual?), e apenas citar os pontos que serão aprofundados ao longo do texto, com palavras-chave.