EQST

Como Funciona A Microscopia De Força Atmica?

Como funciona a microscopia de força atômica?

A microscopia de força atômica é uma técnica de análise que consiste na varredura da superfície de uma amostra com uma sonda a fim de obter sua imagem topográfica com resolução atômica, além de mapear certas propriedades mecânicas e físico-químicas dos materiais que as compõe.

Para que serve o microscopia de força atômica?

Microscopia de força atômica é técnica poderosa para analisar materiais. A microscopia de força atômica, também conhecida como AFM, é uma microscopia sem lentes: ela envolve, na verdade, diferentes modos de operação para obtenção de imagens e tem se mostrado de grande importância na caracterização de superfícies.

Como funciona o AFM?

O microscópio de força atômica (AFM – Atomic Force Microscope) é o mais popular entre os SPM's. O equipamento funciona a partir de uma “agulha” (ponta) muito fina que “tateia” a superfície da amostra, podendo ser deslocada nos três eixos (x, y, z) através de um scanner de alta resolução.

Como funciona um microscópio de tunelamento?

“O microscópio funciona baseado no efeito túnel, que é produzido quando um elétron passa de um certo átomo para um outro. ... Quando o elétron passa de um átomo na superfície para o átomo da ponta do microscópio, por meio do tunelamento, ele gera uma alteração na corrente elétrica.

O que é microscopia de ponta de prova?

Microscopia de varredura da ponta de prova Uma ponta de prova física afiada faz a varredura da superfície da amostra e envia os dados recolhidos a um computador que gere uma imagem de alta resolução da superfície da amostra, que pode ser visualizada pelo usuário.

O que é microscópio de varredura por tunelamento?

Um microscópio de corrente (ou varredura) por tunelamento (conhecido também por STM, scanning tunneling microscope, sua sigla em inglês) é um instrumento que permite obter imagens de átomos e moléculas, isto é, imagens a nível atômico.

Para que serve o microscópio eletrônico de tunelamento?

O Microscópio de Tunelamento Eletrônico – Scanning Tunneling Microscope (STM) – é um instrumento que nos permite estudar e manipular superfícies em escala atômica, inclusive átomos individuais.

Qual tipo de microscopia para observação?

Microscópio Eletrônico de Transmissão Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) Para a observação neste tipo de microscópio é necessário que o material seja cortado em camadas bem finas.

Para que serve o microscopio de tunelamento?

O Microscópio de Tunelamento Eletrônico – Scanning Tunneling Microscope (STM) – é um instrumento que nos permite estudar e manipular superfícies em escala atômica, inclusive átomos individuais.