A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo. ... “Admiro alunos estudiosos” (adjetivo) “Admiro alunos que estudam” (oração subordinada adjetiva. Isso porque possui a função sintática de um adjetivo, que é atribuir qualidade ao nome).
Orações subordinadas desenvolvidas opõem-se às O. S. reduzidas. São caracterizadas por começarem com conectivo (conjunção subordinativa adverbial ou integrante, locução conjuntiva e pronome relativo) e portarem verbos flexionados em qualquer tempo do modo indicativo, subjuntivo ou imperativo.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração.
Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. ... Oração absoluta ou período simples: quando há somente um período simples. Exemplo: "O menino sujou sua camisa."
Resumindo: qual a diferença entre frase e oração? Para deixar ainda mais simples entender a diferença entre frase e oração, preste atenção a seguir! Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal.
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
A vírgula é um sinal de pontuação que exerce três funções básicas: marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura; enfatizar e/ou separar expressões e orações; impedir qualquer ambiguidade.
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
a importância da pontuação em um texto. Funciona como uma espécie de sinalização organizando o texto a ser lido. como não trânsito os sinais servem para dizer quando devemos parar e continuar.
Resposta: os sinais significam se os números é um ganho ou uma perda, digamos assim. quando um numero é negativo, significa divida, prejuízo.
Pontuar adequadamente pode parecer difícil para algumas pessoas, mas há algumas dicas de pontuação muito simples de seguir e que podem salvar o texto: