O planejamento ambiental é constituído por fases com objetivos, inventário, diagnóstico, prognóstico, tomada de decisão e formulação de diretrizes. A intenção dessas fases é identificar os impactos ambientais e sociais possíveis com a construção e quais seriam as formas de minimizá-los ou compensá-los.
Basicamente, para bons resultados, deve-se estabelecer o estado atual, definir o objetivo e meta, realizar uma análise da presente situação e seus influenciadores, traçar um plano de ação, fazer as verificações e ajustes necessários e continuar o ciclo. Com o planejamento ambiental, as regras não se distinguem.
O planejamento ambiental é uma ferramenta de gestão importante na prevenção e solução de problemas socioambientais, inclusive na instalação de aproveitamentos hidrelétricos (AHEs).
No âmbito do meio ambiente urbano, os principais instrumentos de planejamento ambiental são o Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE, o Plano Diretor Municipal, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, a Agenda 21 Local, e o Plano de Gestão Integrada da Orla.
Planejamento ambiental é um conceito utilizado no contexto de diversas áreas do conhecimento para se referir a processos e mecanismos de sistematização de ações que visam atingir metas e objetivos de caráter ambiental. Suas definições, instrumentos e metodologias têm sido discutidos desde pelo menos a década de 1970.
Todos os níveis são necessários: o estratégico para o orientar a visão, o tático para desdobrar essa visão em planos de ação menores, e o operacional para levar os planos a execução.
Quais são os três passos iniciais da pesquisa científica? ?? metologia, análise, conclusão. há mais passos, esse são os três principais.
Regras da ABNT. Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.
Elementos pré-textuais em trabalhos acadêmicos