Por que Jesus ensinou por parábolas? “Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.
ILAN BRENMAN
Significado de Parábola substantivo feminino Comparação desenvolvida em uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual: parábola do filho pródigo. ... Do grego parabolé.
Se ler a bíblia em família é um hábito tradicional na sua casa, para auxiliar a criação de seus filhos, sugerimos, então, 11 parábolas:
Isto é uma parábola. Assim nosso Senhor Jesus começou a falar em parábolas. E quando Ele o fez, Seus discípulos vieram a Ele e disseram: “Porque Tu falas em parábolas e não em palavras claras?” Nosso Senhor disse: “Porque os mistérios do reino dos céus são para vocês entenderem, não para o mundo”.
A origem, sim, é conosco: esta vem do Latim PARABOLA, do Grego PARABOLE, “comparação”, formada por PARA-, “ao lado”, mais BALLEIN, “jogar, atirar”, pela noção de que uma coisa pode ser comparada a outra se for colocada ao lado desta.
A palavra etimologia, etymology em inglês, vem do grego étumos (real, verdadeiro) + logos (estudo, descrição, relato) e significa hoje o estudo científico da origem e da história de palavras.
Do latim parabola, que significa “discurso” ou “fala”. Na língua portuguesa, a palavra “palavra” se originou a partir do latim vulgar paraula, que por sua vez tem origem do latim clássico parabola, que quer dizer “fala” ou “discurso”.
Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de ἔτυμος [verdadeiro, real] e -λογία [estudo]) é um campo de estudo da linguística que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem.
As línguas, como as civilizações, têm história. Isso quer dizer que são processos sujeitos a transformações. Desse enfoque se ocupa a gramática histórica e, em particular, a etimologia, que é o estudo da origem das palavras.
Sendo assim, um estudo muito necessário e importante dentro da linguística. Além de ser muito interessante, a etimologia pode demonstrar origens comuns das palavras, semelhanças entre línguas diferentes, além de facilitar a nossa compreensão de palavras novas para nós, caso conheçamos a sua raiz.
A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência. ... Com a chegada do século XIX, a arte passou a ser usada para retratar a beleza.
Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre.
Arte Moderna foi um conjunto de tendências que começou a se desenvolver a partir da segunda metade do século XIX, atingindo a ápice na primeira metade do século XX. ... Por conseguinte, surgiu uma série de movimentos artísticos, também chamados de “vanguardas artísticas”, na Europa, no início do século XX.
A História da Arte acompanha todo o desenvolvimento da história da humanidade. E isso pode ser visto desde a arte rupestre até os nossos dias. ... Sendo assim, ela está dividida em vários períodos, nos quais se verificam as variadas formas de produção artística de inúmeras civilizações ao longo da história humana.
A História da Arte interfere diretamente na forma como olhamos, analisamos e avaliamos qualquer produção artística, seja antiga ou atual. Um de seus diferenciais importantes é a participação de professores dos departamentos de Artes Visuais, Música e Arte Dramática. ...
A arte foi inspirada na arte greco-romana e na natureza. Renascentismo, Maneirismo, Barroco e Rococó são períodos de destaque. Com o fim do absolutismo e a implantação de governos democráticos. ... Vários períodos podem ser destacados, como: Realismo, impressionismo, simbolismo, expressionismo, cubismo, futurismo, etc.
A arte surgiu com os primórdios da humanidade, se revelou com suas primeiras ações, principalmente através de seu trabalho, condição necessária para sua sobrevivência, em que o homem utiliza a natureza transformando-a.
Os Temas e os Géneros Artísticos
E os 7 tipos de arte?
Tudo o que sabemos sobre essas civilizações foi descoberto por pesquisadores através da análise de objetos e pinturas desses povos. Esse período da humanidade foi bastante longo e, portanto, dividido em 3 fases: Paleolítico Inferior (500 mil a.C.); Paleolítico Superior (30 mil a.C.) e Neolítico (10 mil a.C.).
A divisão da História atende às convenções sociais, bem como serve para fins didáticos. ... A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
É um espaço arquitetônico que expõe e comercializa adequadamente as obras de arte. Os espaços são definidos para proporcionarem segurança e uma correta apreciação dos objetos expostos, levando em consideração o posicionamento, iluminação e possibilidade de distanciamento e circulação do espectador.
O século XIX foi muito movimentado em termos de correntes artísticas. Estilos e escolas se sucedem e marcam o século como um dos mais importantes da história da arte.