Os três tipos de RNA estão envolvidos na síntese de proteínas. O RNA ribossômico participa da formação dos ribossomos, o RNA mensageiro possui a sequência de bases que guiam a síntese e o RNA transportador carrega os aminoácidos que serão usados na formação de uma nova proteína.
As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
Ou seja, o Splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional. ... Ressaltamos que o splicing só ocorre em células eucarióticas, já que o DNA das células procarióticas é desprovido de íntrons.
Os Introns e os exons são seqüências de nucleotide dentro de um gene. Os Introns são removidos pelo RNA que emenda como o RNA se amadurece, significando que não estão expressados no produto final do RNA de mensageiro (mRNA), quando os exons forem sobre ser ligados covalently a um outro a fim criar o mRNA maduro.
No splicing do RNA, partes específicas do pré-RNAm, chamadas íntrons são reconhecidas e removidas por complexos proteína-e-RNA chamados de spliceossomos. Os íntrons podem ser vistos como sequências "lixo" que devem ser retiradas para que a "versão de partes boas" da molécula de RNA possa ser montada.