Poliedros podem ser classificados em convexos e côncavos: ... Exemplo: O cubo é um poliedro convexo. Côncavo: um poliedro é côncavo se algum segmento com extremidades dentro do poliedro possuir pontos fora do poliedro. Exemplo: o poliedro abaixo é côncavo, pois o segmento com extremidades A e B tem pontos fora do poliedro.
As faces de um poliedro devem ser polígonos, logo não podem apresentar curvas em suas arestas. Corpo redondo fica melhor definido quando usamos o termo não poliedro. É aquele cujas faces não são todas polígonos, como o cilindro, o cone ou a esfera.
Os corpos redondos são sólidos geométricos que não possuem faces laterais, mas em seu lugar possuem superfícies curvas. É uma característica dos corpos redondos: se colocados sobre uma superfície plana levemente inclinada, podem rolar. O cone, cilindro e esfera são exemplos de corpos redondos.
A esfera possui centro (O) e raio (r), que formam um conjunto de pontos no espaço cuja distância com o centro é menor ou igual ao raio. Ela também possui como característica a simetria, ou seja, se cortada ao meio serão geradas duas partes exatamente iguais.
O cilindro ou cilindro circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento. Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos.
Cilindro de Revolução È o sólido obtido pela rotação completa de um retângulo em torno de um eixo que contém um dos seus lados. Esse cilindro é também chamado cilindro circular reto. Há cilindros que não são de revolução, são cha-mados cilindros oblíquos (possuem eixos que não são perpendiculares aos planos das bases).
Base: o cilindro possui duas bases opostas, congruentes (mesma medida) e paralela entre si. Uma base é superior e a outra é a base inferior. Raio: as bases possuem a forma circular, como toda circunferência ela possui um raio que inicia no centro até a linha da base.