A psicologia do testemunho é uma das áreas proeminentes da psicologia forense, que se dedica ao estudo das testemunhas e do valor judicial dos seus depoimentos, considerando os processos cognitivos inerentes ao ato de testemunhar e todas as variáveis contextuais e individuais que podem ter interferência nesse ato.
Surge no final do século 19 a denominada Psicologia do Testemunho, que objetivava verificar a veracidade dos depoimentos dos sujeitos envolvidos em um processo jurídico, quando não só o criminoso deveria ser examinado, mas Page 6 Marcele Teixeira Homrich – Doglas Cesar Lucas 242 ano XX nº 35, jan.-jun. 2011 / ano XX nº ...
A Psicologia do Testemunho epicentra-se no erro, na mentira e na verdade - já o referi. ... Porém, quando a testemunha acumula esse estatuto com o de vítima, não se pode falar já de distanciamento, pelo menos do necessário.
A história da atuação de psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica tem seu início no reconhe- cimento da profissão, na década de 1960. ... O trabalho do psicólogo junto ao sistema penitenciário existe, ainda que não oficialmente, em alguns estados brasileiros há pelo menos 40 anos.
Sua origem deu-se durante os anos 1930, com as atividades desenvolvidas pelo psicólogo polonês Waclaw Radecki (1887-1953), no Laboratório de Psicologia da “Colônia de Psicopatas de Engenho de Dentro”, no Rio de Janeiro (CENTOFANTI, 2003).
Podemos encontrar os seguintes objetos de estudo e prática: Psicanálise forense (mais genérica e aborda o sistema jurídico como um todo sob perspectivas psicológicas; Psicologia criminal; Psicologia obrigacional e do consumidor (também denominado de psicologia civil);
Despine, segundo Bonger (1943), concluiu que, na maioria dos casos, o delinquente possuía uma deficiência ou carência de interesse por si mesmo. ... Esses estudos foram fundamentais para o surgimento da Psicologia Criminal que teve como fundador Prosper Despine.
Cada instituição possui ementa própria, no entanto, em geral, os cursos abordam as cinco grandes áreas da psicologia jurídica: investigativa, criminal, forense, penitenciária e polícia. Além disso, o profissional da área deve conhecer elementos de mediação, bem como dos direitos Civil, Penal e Trabalhista.
Psicologia Jurídica é o campo da psicologia que agrega os profissionais que se dedicam à interação entre a psicologia e o direito. A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, os psicólogos jurídicos podem: desenvolver atividades de pesquisa visando a construção e a ampliação do conhecimento psicológico aplicado ao campo do Direito, prestar assessoria na formulação, revisão e execução de leis, realizar atendimento psicológico, elaborar ...
Dentre as principais características de um psicólogo, estão as habilidades de: manter sigilo profissional sobre os assuntos tratados em consultório; respeitar os limites da atuação; possuir e demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; manter imparcialidade; ouvir ativamente; contornar situações adversas; e revelar ...
Quais são as atribuições e a importância do psicólogo escolar?
diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; solução de problemas de ajustamento.
Há vários processos de trabalho na Psicologia que dizem respeito à prática dos profissionais. Identifique quais são os processos de trabalho do psicólogo reconhecidos atualmente: I-Processos Astrológicos. II-Processos Grupais. III-Processos matemáticos e físicos.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (2001), são atribuições do psicólogo hospitalar: 1) atuar em instituições de saúde de nível secundário ou terciário; 2) atuar em instituições de ensino superior ou centros de estudo e de pesquisa voltado para o aperfeiçoamento de profissionais ligados à sua área de atuação ...
Para conferir se um psicólogo tem registro profissional, basta entrar em contato com o Conselho Regional de Psicologia pelo telefone (21) 2139-5400 ou fazer a consulta no site do órgão.