O médico fonoaudiólogo atua na habilitação ou reabilitação das funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala. O tratamento proporciona melhores condições de vida e comunicação.
Emite sons como se estivesse conversando, imita alguns sons que ouve. Entende “não”, tchau e outras palavras comuns, começa falar palavras ou sílabas simples. Identifica partes do corpo, aponta o que quer, pode combinar palavras simples.
No entanto, por volta dos 12 meses, o bebê começa a emitir mais sons e a tentar dizer as palavras que os pais ou pessoas próximas mais falam, aos 2 anos repete as palavras que ouve e diz frases simples com 2 ou 4 palavras e aos 3 anos consegue falar informações mais complexas como sua idade e o seu sexo.
Apraxia da fala adquirida A apraxia adquirida pode ocorrer em qualquer fase da vida, podendo ser causada por uma lesão cerebral, devido a um acidente, infecção, AVC, um tumor no cérebro ou devido a uma doença neurodegenerativa.
A dificuldade para falar o "R" ou o "L", por exemplo, geralmente é conhecida cientificamente como dislalia ou desvio fonético e, por isso, esse pode ser o diagnóstico dado pelo fonoaudiólogo ou por um pediatra. Leia mais sobre a dislalia.
A apraxia pode ser classificada em quatro tipos distintos, que são:
Apraxia Ideatória È um distúrbio na seqüência dos atos necessários para a utilização de um objeto ocasionando uma desorganização total na seqüência de gestos elementares.
A apraxia é a incapacidade para realizar tarefas que exijam recordar padrões ou sequências de movimento. Pessoas com apraxia não conseguem se lembrar ou fazer a sequência de movimentos necessários para completar tarefas complexas ou de habilidade simples, apesar de ter a capacidade física para realizar tarefas.
uma desordem na realização de um gesto ou ato motor que não se justifique por anormalidades em canais sensoriais aferentes ou motores eferentes, sem a presença de deterioração intelectual, déficit de atenção ou de compreensão.
Apraxia Global – Atividade de Circuito Psicomotor para Estimular o Desenvolvimento. O Gabriel, além da Apraxia de Fala, tem uma Dispraxia Motora, o que dificulta de manter o equilíbrio, a postura, realizar atividades de vida diária, entre outros.
A apraxia da marcha é um distúrbio de execução deliberada de movimentos intencionais, que não pode ser atribuído a um déficit motor ou sensitivo. Na apraxia o indivíduo não é capaz de fazer um determinado movimento de forma adequada sob um comando verbal.