O teste foi elaborado com a finalidade de possibilitar a sondagem da capacidade de audibilização (memória) em crianças na fase inicial da aquisição da escrita. Discriminação fonemática: 24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se são iguais ou diferentes.
Os testes ABC eram apresentados como um recurso simples, rápido, eficiente e econômico. Em apenas oito minutos, aproximadamente, era possível identificar o grau de maturidade de uma criança para o aprendizado da leitura e da escrita e prever o tempo e os recursos necessários para ensiná-la a ler e a escrever.
PROVAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS Para a Psicologia Clínica, as técnicas projetivas dizem respeito àquelas atividades em que é solicitado que o sujeito faça desenhos ou uma representação acerca de uma dada situação. E é pela análise destes desenhos que o psicólogo infere sobre características com relação ao indivíduo.
Procedimento: pede-se ao entrevistado que desenhe duas pessoas; uma que ensina e outra que aprende. (anotar a forma como a atividade é realizada: dinâmica, temática e produto). Apresentei os materiais ao V. e pedi que ele desenhasse duas pessoas, uma que ensina, e outra que aprende.
O Teste do Par Educativo (TPE) permite explorar o vínculo professor-aluno a partir da obtenção das projeções da criança (expressão de sentimentos, pensamentos, afetos e demais características referentes à relação e a aprendizagem).
As Provas Pedagógicas são um instrumento utilizado durante o processo de diagnóstico psicopedagógico, sendo elaboradas para cada caso em específico, pois depende da idade e da série de quem está sendo avaliado. ... III – Nesta etapa é importante que o psicopedagogo realize uma análise do material escolar da criança.