Podemos afirmar que os três meios de propagação de luz sã os meios: Transparentes, Translúcidos e Opacos. Vamos aos dados/resoluções: ... Já nos meios conhecidos por translúcidos é o contrário pois a luz não passa por eles com tanta facilidade como nos outros meios pois não é regular, um exemplo é o vidro fosco.
Existem basicamente três tipos de meios ópticos, são eles os meios opacos, translúcidos e transparentes.
Como se propaga a luz? Num meio transparente e homogéneo, a luz proveniente de uma fonte luminosa, propaga-se em todas as direções e em linha reta. Existem vários exemplos que comprovam a propagação retilínea da luz, tais como os eclipses do Sol e da Lua ou a formação das sombras.
É possível classificar os raios luminosos da seguinte maneira: Divergentes – os raios luminosos divergem a partir de um ponto. Convergentes – os raios luminosos convergem para um ponto. Paralelos – todos os raios de luz do conjunto são paralelos entre si.
Os três tipos de feixe de luz existentes, são: Cônicos divergentes, Cônicos convergentes e Cilíndricos. Os feixes de luz tipo cônicos divergentes compreendem aos feixes em que os raios divergem em cada ponto. Os feixes de luz tipo cônicos convergentes compreendem aos feixes em que os raios convergem em cada ponto.
Para visualizarmos melhor, chamaremos esse raio de raio incidente (RI). Após incidir em um ponto para a superfície, a luz é refletida, seguindo uma trajetória, definida pelo raio refletido (RR).
Resposta. Resposta: Quando ocorre a incidência da luz em uma superfície e ela retorna ao meio do qual ela estava se propagando, dizemos que ocorreu o fenômeno óptico reflexão. ...
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência.