O método é organizado em cinco etapas, que ajudam a fortalecer o julgamento e a tomada de decisão clínica assistencial do profissional de enfermagem. Dessa forma, o profissional consegue agir de acordo com a priorização, a delegação, gestão do tempo e contextualização do ambiente cultural do cuidado prestado.
A Sistematização da Assistência à Enfermagem (SAE) é um importante instrumento específico da enfermagem que faz com que o enfermeiro, que é o líder da equipe (composta por técnicos e auxiliares de enfermagem), consiga avaliar individualmente os pacientes e entenda quais tipos de cuidados ele precisa.
Nos aspectos legais, o enfermeiro é responsável por sua implantação, planejamento, organização, execução e avaliação. O técnico de enfermagem, por sua vez, tem como atribuições participar da programação da assistência de enfermagem(7-8).
Destes, serão abordados do terceiro ao oitavo: “O Processo de Enfermagem”, “Primeira Etapa do Processo de enfermagem: Investigação (Anamnese e Exame Físico)”, “Segunda Etapa do Processo de Enfermagem: Diagnósticos de Enfermagem”, “Terceira Etapa do Processo de Enfermagem: Planejamentos dos Resultados Esperados”, “ ...
Fazem parte da etapa de coleta de dados do processo de enfermagem, EXCETO:
Tabela de Honorários