Tabela Nutricional
Uma tigela de 500 g pode chegar a mais de 1.
Receita de açai com banana, cereais e leite condensado 300ml, 784,14 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
Receita de Açai com banana, leite condensado, leite em pó e sucrílios, 352,82 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana tem aproximadamente 700 calorias. Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode atingir quase 1000 calorias.
Utilizando conceito de densidade, temos que sim, 500 g de açaí e aproximadamente 500 ml (495 ml).
Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal. Por isso, é um alimento calórico e o problema aumenta ainda mais quando se acrescentam outros ingredientes como leite condensado, que poderá elevar as calorias do alimento para até 700 kcal.
O açaí na dieta é bom para câimbras, assim como a banana Mas o açaí, por exemplo, é melhor ainda para estas dores desconfortáveis! Ele contém altos níveis de potássio, podendo substituir a outra fruta.
Os complementos na hora de consumi-lo também costumam tornar ainda mais calórica a fruta, dentre eles: granola, banana picada e leite condensado. "O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma tacinha pequena de 50 gramas", explica a nutricionista Rosana Farah.
Segundo a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia, o alimento pode, sim, ser usado para dietas, mas não como item principal das refeições. — O macarrão é pouco calórico, mas também não é nutritivo.
A granola pode ser uma aliada nas dietas de emagrecimento, pois é rica em fibras e cereais integrais, que ajudam a dar saciedade e melhorar o metabolismo.
A granola, na verdade, ajuda a emagrecer. Por possuir baixo índice glicêmico, é metabolizada lentamente, sem gerar picos de insulina e nem formação de gordura corporal. Além disso, por ser rica em fibras solúveis, melhora o trânsito intestinal e diminuiu o colesterol ruim (LDL-colesterol).
Outras quantidades: 1 xícara - 1031kcal, 1 pacote - 43kcal, 1 oz - 86kcal, Outras quantidades: 100 g - 443kcal, 1 oz - 126kcal, mais...
O horário indicado para o consumo da granola também tem relação com a hidratação do corpo. O ideal é comer a mistura de cerais pela manhã e na parte da tarde, quando o corpo ainda está em atividade e recebendo água. Evite comer granola à noite, período em que o corpo está se preparando para repousar.
Dê preferência para consumi-la no café da manhã e nos lanches”, orienta. Michelle alerta que, se a granola for consumida sem ter uma boa ingestão de água (o mínimo recomendável é de 2 litros por dia), o processo de digestão das fibras não ocorrerá de maneira adequada, atrapalhando o funcionamento do intestino.
Em média, a dica é consumir em torna de 40g de granola por dia – em outras palavras, umas 4 colheres de sopa. Mas sempre é indicado se consultar com um nutricionista primeiro antes de incluir esse e outros alimentos na sua dieta. É possível comer todos os dias, basta dosar a quantidade diária nas refeições.
- Iogurte com granola: De sabor doce, a granola ajuda a controlar os níveis de colesterol e da pressão arterial, proporcionando bem-estar ao organismo. Em união com o iogurte, essa dupla favorece o bom funcionamento do nosso corpo, beneficiando a qualidade do sono.
O iogurte desnatado, por exemplo, é uma versão do tipo "natural" que é bem menos calórica e tem uma quantidade maior de cálcio. Já o kefir de leite, que é composto por uma colônia de bactérias (e pode ser cultivado em casa), é um dos mais benéficos para quem sofre com problemas intestinais.
Segundo os médicos, o ideal é consumir o iogurte no café da manhã, no lanche ou na ceia, e evitar tomá-lo como sobremesa. Isso porque o cálcio pode prejudicar a absorção do ferro ingerido durante as refeições. Antes de dormir, ele pode dar uma forcinha extra para uma noite tranquila.
Para um melhor aproveitamento de todas as propriedades nutricionais desse alimento, é recomendado consumir no café da manhã iogurte natural desnatado junto com cereais e frutas. A granola, o chocolate meio amargo, o mel e a geleia de morango sem açúcar também são excelentes para acompanhar o iogurte natural.
A combinação de frutas e iogurte é uma forma simples e saudável de agregar nutrientes na alimentação. Banana, maçã, morango, kiwi, manga... Todas são ótimas opções para comer com o iogurte e você ainda pode acrescentar castanhas, nozes, granola, linhaça, entre outras sementes para deixá-lo ainda mais poderoso.
Morango, banana, uvas ou kiwi combinam muito com iogurte natural integral ou desnatado. Além disso, as frutas também podem ser utilizadas para adoçar o alimento, visto que as versões sem açúcar adicionado são mais saudáveis.
Como deixar o Iogurte mais gostoso!
Como adoçar sem açúcar:
Isso porque no iogurte natural não é acrescentado o açúcar, como acontece com o iogurte grego. Assim, o iogurte natural só contém açúcar natural do leite. ... O iogurte natural é uma fonte muito melhor de cálcio do que o grego.
Mix de iogurte com frutos secos. Uma outra boa ideia para o café da manhã é colocar numa tigela 1 copo de iogurte natural, 1 colher (de café) de mel, 2 colheres de granola e pedaços de fruta, como banana, pera ou laranja, por exemplo. Além de delicioso é muito saudável.