O VertrigoServ, ou apenas Vertrigo, é um pacote que reúne algumas ferramentas necessárias para o funcionamento de um servidor Web, tais como o Apache (o servidor http propriamente dito), PHP, MySQL, SQLite, além do PhpMyAdmin (aplicativo escrito em PHP utilizado para gerenciar bancos de dados MySQL), SQLite Manager ( ...
Vamos começar. Baixe a versão mais atual do Vertrigo a partir do seu site oficial, http://vertrigo.sourceforge.net/. Execute o arquivo, escolha seu idioma de preferência e avance. 1) Apenas vá avançando, concorde com o contrato de licença do software e escolha o diretório onde ele será instalado.
Melhores programas para montar um servidor Web no Windows 10
Um servidor local é aquele que fica dentro das próprias dependências da empresa. Geralmente, existe uma sala dedicada a ele que é muito bem climatizada e protegida. Isso porque os equipamentos precisam ser resfriados para se manterem em pleno funcionamento e, claro, protegidos.
Maior diferença - o WAMP é executado no Windows, o XAMPP é multiplataforma. Além disso, é uma questão de preferência pessoal. Ambos fornecem um ambiente Apache-MySQL-PHP que roda praticamente da mesma forma nos dois sistemas. ... O WAMP é mais leve (principalmente o básico).
WampServer é uma aplicação que instala um ambiente de desenvolvimento web no Windows. Com ele você pode criar aplicações web com Apache2, PHP e banco de dados MySQL. Além disso, é possível gerenciar facilmente seus bancos de dados com a ferramenta PhpMyAdmin que faz parte do pacote.
O XAMPP é um pacote com os principais servidores de código aberto do mercado, incluindo FTP, banco de dados MySQL e Apache com suporte as linguagens PHP e Perl. Com ele, é possível rodar sistemas como WordPress e Drupal localmente, o que facilita e agiliza o desenvolvimento.
O termo XAMPP é uma sigla que na qual cada letra tem um significado relacionado a um recurso dessa solução. O significado dessa sigla é: X — representa uma cruz, indicando multiplataforma (compatível com vários sistemas operacionais, como Windows e Linux);
Um diretório raiz neste contexto significa diretório superior de um servidor web, (geralmente htdocs para o Apache, docs para iPlanet, wwwroot do IIS), que contém um documento padrão, conforme especificado no arquivo.
Instalando o XAMPP no Linux run (32 bits) ou sudo /opt/lampp/manager-linux-x64. run (64 bits) ou em um terminal, seguido da tecla TAB. Já se a sua distribuição suportar, coloque o atalho na sua área de trabalho usando o gerenciador de arquivos do sistema ou o comando abaixo, e use-o para iniciar o programa.
Windows 32 bits 1 – Primeiramente vamos clicar em Download e escolha a versão do PHP que lhe agrada. Baixe o instalador(Installer). 2 – Rode o instalador e siga por todo o processo. Faça a instalação no diretório padrão (c:\xampp).
Para fazê-lo, acesse https://www.apachefriends.org/pt_br/index.html em navegador de internet no computador ou clique neste link. Este é o site oficial de download do XAMPP. Clique em XAMPP para Linux no meio da página. Fazê-lo vai dar início ao download do arquivo de instalação no computador.
Trabalhando com Xampp no Linux
Para isso siga os seguintes passos:
Baixar. O XAMPP é uma distribuição do Apache fácil de instalar contendo PHP, MySQL e Perl. Basta fazer o download e iniciar o instalador. É simples assim!
Acesse http://php.net/downloads.php e faça o download do PHP para o Windows. Você pode fazer o download da versão que quiser desde que seja maior que a 5.
Abra o seu navegador e digite http://localhost/teste.php para visualizar o resultado: Pronto! O nosso servidor PHP está funcionando corretamente.
Instalando e configurando o servidor Apache no Linux Debian
Instale todos os pacotes e scripts no diretório C:\Server\Apache2\ (assumindo que o C: é o seu disco principal). Depois, na caixa de texto "Folder name" (nome do diretório), digite "C:\Server\APache2\". A barra ao final é importante. Clique em "Install" (instalar) para iniciar a instalação.
Para iniciar o servidor quando ele for parado, digite: sudo systemctl start apache2.
O Apache é responsável pela comunicação HTTP eficiente e segura entre o cliente e o servidor. Iniciar, parar e reiniciar são as operações mais amplamente utilizadas para o Apache Web Server. Podemos utilizar comandos start , stop e restart para iniciar, parar e reiniciar o servidor web Apache no Linux, respectivamente.
Quando o Apache é instalado, é criado por padrão o arquivo “/etc/apache2/sites-available/default”, que contém a configuração de um site “raiz”, que usa como diretório de páginas a pasta “/var/www”.
Digite “apache -k restart” e pressione “OK”. Este comando inicia o servidor Apache. Uma mensagem de conclusão bem-sucedida confirmará que o processo está concluído.
Se você precisa realmente reiniciar os servidor (parar e iniciar) execute restart . Este comando é um “talho” que executa de uma vez só os comando stop e start . Se o servidor encontra-se para e voce precisa aconá-lo execute o comando start . Se deseja para o servidor execute o comando stop .
No Windows Se você puder acessá-lo em um navegador da Web, basta adicionar /restart , por exemplo localhost:8080/restart ,. Para reiniciar o Jenkins manualmente usando o navegador: Digite seu www. jenkins-ip/restart (por exemplo http://localhost:8080/restart ) no navegador.
Na documentação do PHP: Após ativar uma extensão, salve o php. ini, reinicie o servidor web e verifique phpinfo () novamente. A nova extensão agora deve ter sua própria seção.
Como Reiniciar o PHP Manualmente Vá até a guia Ferramentas e encontre a seção “Reiniciar o PHP”. Clique no botão “Reiniciar o PHP”.