O acento circunflexo é representado graficamente pelo "chapeuzinho" [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.
O acento circunflexo é geralmente usado nas vogais fechadas /â/, /ê/ e /ô/ e nas vogais nasais que aparecem nos dígrafos “âm”, “ân”, “êm”, “ên', “ôm” e “ôn”....Nas palavras paroxítonas que possuem o ditongo “ee” e “oo”, o circunflexo foi abolido:
O til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação; mas vale como acento quando recai sobre a sílaba tónica. Assim, escrevemos irmão, sabão, sacristão – palavras cuja sílaba tónica é ão. ... É o caso de órfão, órgão, pedrógão, onde a sílaba tónica é or- e -dro- e a sílaba nasal é átona.
O acento agudo é muito importante para as palavras, pois indica onde está a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte. Por isso, não deve ser omitido no momento da escrita nem no momento da fala, pois pode prejudicar a comunicação.
Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a.