Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas.
Neste caso os parênteses encerram um à parte (tecnicamente, um parêntese) dentro da frase. Logo, ou os parênteses estão bem no meio da frase (como estes parênteses) ou estão encostados ao fim, mas fechando antes do ponto final (como estes).
Com exemplos práticos, irei explicar na sequência.
As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.
Caso se coloque informações entre parênteses após a citação, o ponto deve ser colocado no final de tudo. Ex: “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena” (Madruga, 1980, f. 14). Caso a citação termine com uma interrogação ou exclamação, por exemplo, tal pontuação fica dentro das aspas.
As aspas aparecem depois do ponto quando a citação é completa. Exemplo: “Penso, logo existo.” A famosa frase do filósofo René Descartes serviu de inspiração para este trabalho. Caso haja nomeação do autor da citação, a notação deverá ser abrangida pela pontuação. Exemplo: “Penso, logo existo” (René Descartes).
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor.
As instruções oficiais rezam que se coloca o sinal de pontuação depois das aspas quando estas “encerram apenas uma parte da proposição”, mas que o ponto vem antes das aspas quando elas “abrangem todo o período, sentença, frase ou expressão”, ou seja, quando a citação é integral.
Para não destacar o sentido da expressão. Uma das funções das aspas é marcar palavras citadas. ... Que palavras ou expressões poderiam ser marcadas por elas em “Estava tudo no modo normal, digamos...
As aspas ou vírgulas dobradas são sinais de pontuação usados para realçar certa parte de um texto. As aspas são usadas para: citações; destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras incomuns ou todas as palavras estrangeiras (embora, para este caso, seja preferível o itálico);
Resposta. Resposta: As aspas são usadas sempre em pares, uma no início e outra no fim do termo destacado.
A aspa dupla serve para destacar algum argumento, um tipo de linguagem tanto informal quanto formal ou coloquial, destacar uma frase ou um trecho retirado do texto. A aspa única é quando nós escrevemos uma frase com aspas duplas e dentro da frase que você precisa destacar uma palavra então você coloca aspa unica.
As aspas utilizadas na língua portuguesa são chamadas de aspas inglesas (“a”) ou aspas curvas. Existem outros símbolos que representam as aspas, veja alguns a seguir: aspas alemãs („a”); aspas francesas («a»), chamadas de aspas angulares; e as aspas japonesas (a).
Vai lá, teste aí agora. Para inserir uma estrela ★, toque na tecla ? 123 para acessar o teclado numérico. Então segure a tecla do asterisco * até que apareçam as opções, e lá estará a estrela....Como usar Unicode (→★♥♪) no teclado do Android.