Resposta. Olá! Os moluscos são animais que possuem o corpo mole e normalmente envolvido por uma concha calcária. As três partes básicas que constituem o corpo dos moluscos são: cabeça, pé e massa visceral.
Biologia. Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. ... Apresentam o corpo repleto de poros, daí o nome poríferos (do latim: porus = poro e ferre = possuidor).
Estrutura Corporal Os poríferos possuem paredes perfuradas por poros e, em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou espongiocele. Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada ósculo. Externamente, são revestidos pelos pinacócitos, células achadas e unidas.
Os moluscos formam, depois dos artrópodes, o segundo maior filo dos metazoários em números de espécies. São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos: * sistema nervoso dorsal e cabeça diferenciada. rádula e massa visceral. sistema circulatório aberto e manto.
Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.
O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. Muitos moluscos aquáticos se alimentam de pequenas algas que ficam presas às rochas ou outros pequenos organismos. ... Da boca o alimento segue pelo esôfago até atingir o estômago.
Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.
Os moluscos também geram riqueza através da exploração de perolas produzidas por espécies de bivalves. De forma negativa, alguns gastropodes exóticos são pragas agrícolas e outros são hospedeiros de parasitos de importância médica, como o Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.
Os moluscos também apresentam grande importância ecológica. As ostras e os mexilhões, por filtrarem a água do mar para a captura de partículas alimentares, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras, como metais pesados. Dessa forma, são bons indicadores de poluição ambiental.
A metade de todos os seres vivos de nosso planeta pertence ao filo Arthropoda, o que lhes confere uma forte importância ecológica em todos os grandes ecossistemas atuais. ... Os artrópodes são fonte de alimento direto para muitos anfíbios, peixes, mamíferos, aves e répteis.
As minhocas apresentam um grande papel ecológico e econômico, pois vivem em ambientes úmidos, e são capazes de arear o solo, facilitando o plantio, e ainda por cima, ela libera uma excreta nitrogenada que forma o húmus, um adubo natural, que auxilia ainda mais a produção agrícola.
Estes animais são altamente prejudiciais, atuando como pragas em plantas de horta, pomares, jardins, como por exemplo a cultura do feijoeiro, cafeeiro, bananal, morangueiro, arroz, alfaces, couve e orquidáceas. O dano é realizado pela raspagem de folhas pela rádula na alimentação dos gastrópodes.