A eletroforese de hemoglobina é um exame realizado para medir e identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue. A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo.
Variantes da hemoglobina ocorrem quando alterações genéticas mudam a sequência de aminoácidos da globina. Essas mutações alteram a estrutura da hemoglobina e podem alterar seu comportamento, velocidade de produção ou estabilidade.
O termo hemoglobinopatia refere-se à um grupo de doenças em que ocorre alteração na produção da hemoglobina. As hemoglobinopatias mais frequentes são representadas pela Doença Falciforme e, a seguir, a Talassemia. As outras hemoglobinopatias mais raras são representadas pelas HbC, HbE e HbD.
Podem subdividir-se em duas categorias, hemoglobinopatias quantitativas, se se verifica uma alteração quantitativa na síntese de um tipo de cadeias globínica (síndromes talassémicas e persistência hereditária de hemoglobina fetal (PHHF)) e hemoglobinopatias qualitativas ou estruturais, se há uma modificação estrutural ...
As hemoglobinopatias mais comuns são as doenças falciformes e a talassemia. Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.