AC-I (ou AC1) A argamassa AC-I é comumente utilizada para o assentamento de revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos. Podem ser utilizadas tanto em áreas secas como em áreas molhadas como banheiros e cozinhas.
O que diferencia uma de outra é o consumo de cimento, a quantidade ou tipo de aditivo, que determina quanto a argamassa é aderente e resistente à água. Então, temos que, em termos crescentes de aderência, AC1 < AC2 < AC3 ( AC-I < AC-II < AC-III ). ... São argamassas com tempo em aberto (open time) maior.
Encha com argamassa depois de um dia de secagem. Utilize massa de ceramista (branca ou tingida) ou massa de juntas. Espalhe-a sobre os azulejos com o rodo de borracha. Logo que comece a pegar (geralmente ao fim de algumas horas), limpe o excedente com um pano seco ou com uma esponja.
Coloque seu azulejo na parede e mova lateralmente - assim, você cria sucção e maior aderência. Use os espaçadores para garantir que o espaço entre azulejos seja uniforme; e, para mais fixação, dê batidinhas com o martelo de borracha. Prossiga com esse mesmo processo ao longo da parede.
Normalmente é só adicionar água e aplicar, mas a própria embalagem do produto vai te fornecer a melhor dica. No caso da argamassa para contrapiso, a proporção (o traço) é de 1:5 , ou seja, uma porção de cimento para 5 de areia. No contrapiso, não precisa de cal. Cuide para não colocar água demais ou de menos.
O primeiro passo é preparar a argamassa manual ou mecanicamente. Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida.
Adicionar na água de amassamento a proporção de 1% de Sika® 1 por quilo de cimento, ou seja, 0,5 litros de Sika® 1 por saco de cimento (50kg). É necessária a sobreposição impecável das camadas para uma perfeita impermeabilização.
A técnica consiste basicamente em misturar a massa corrida com a água e depois adicionar o pigmento. O passo seguinte é só passar a mistura na parede. São duas demãos (com intervalo de mais ou menos quatro horas) e ao final, quando estiver tudo bem sequinho, é preciso lixar.
Se optar pela esponja, faça da seguinte forma: molhe a esponja na tinta e passe na parede fazendo movimentos aleatórios. Lembre-se que o efeito de cimento queimado é conhecido justamente por ter uma aparência irregular. Espere secar e passe a segunda demão da mesma forma. Caso necessário, faça uma terceira aplicação.
Passo a passo