Na verdade, o plano de negócios entra em um momento posterior ao da criação do negócio, quando o produto (ou o serviço) já foi testado, o público alvo já foi definido e o desafio maior é escalar o negócio, ou seja, levá-lo a um maior número de consumidores.
O Plano de Negócios (PN) é uma ferramenta administrativa bastante utilizada e serve como apoio ao empreendedor. Um Plano de Negócios ajuda o empreendedor a identificar o melhor momento para começar ou ampliar seu negócio. ...
É sua função mostrar os melhores caminhos para que o negócio seja promissor. “Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.
O plano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios. ... Segundo o mesmo autor, a estratégia de inserção no mercado talvez seja a tarefa mais importante e crucial do planejamento de novos negócios.
Devem ser abordadas questões como: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; quando fará. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: o empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado etc.
Na seção produtos e serviços deve-se descrever o que a empresa oferece aos seus clientes, mostre as características que torna seu negócio especial e o que ele tem para oferecer aos clientes.
As principais partes do sumário executivo
Como escrever um resumo executivo
No Sumário Executivo de um Plano de Negócios devem constar, exceto: a) Resumo dos principais pontos do plano de negócios. b) A análise dos clientes, concorrentes e fornecedores. c) Dados do empreendimento, missão da empresa, setores de atividades e forma jurídica.
Sumário executivo: Deve conter uma síntese do plano, ou seja, deve conter de forma resumida os seus pontos principais, mostrando todas as vantagens do potencial negócio. Esta seção do plano deve motivar o leitor a seguir com a análise do documento.
O sumário executivo é a parte inicial do plano de negócios, que tem como objetivo resumir os principais tópicos do documento.