África
Moisés
Bom, de acordo com a com a Bíblia Cristã quem atravessou o Mar Vermelho foi Moisés e o seu povo. Isso aconteceu porque Moisés queria libertar os hebreus de serem escravos dos egípcios, até conseguirem esse feito Deus acabou lançando as Sete Pragas dos Egito e foi apenas na última que o Faraó acabou liberando o povo.
Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão. Tibar e Kadmo se espantam ao observar os hebreus cruzarem o Jordão. Todas as tribos de Israel seguem atravessando o Jordão.
Yam Suf pode ser traduzido como “mar/lago de juncos”. ... Mas há uma alternativa: em vez de “Mar dos Juncos”, “Mar do Fim” (soph), referindo-se ao fim do mundo. O termo Yam Suph também é aplicado ao Golfo de Suez a ao Golfo de 'Aqaba, ao redor da Penín- sula do Sinai.
“Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas. Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?”” Êxodo 3:10,11.
substantivo masculino Saída espontânea de um povo de um lugar para outro; saída, emigração. [Religião] Na Bíblia, segundo livro que narra a saída do povo hebreu do Egito: Livro do Êxodo.
Significado de Levítico adjetivo Referente aos levitas. substantivo masculino Terceiro livro do Antigo Testamento (Pentateuco) e o único formado inteiramente por leis religiosas e éticas. Seu nome origina-se da tribo levita ou de Levi, de quem descendiam os sacerdotes.
O tema principal dos capítulos 17 a 26 é uma frase repetida várias vezes: «Sereis santos; pois eu, Javé, vosso Deus, sou santo» (Levítico 19:2). ... Por causa disto, Israel tinha que manter sua própria santidade para que pudesse viver seguramente ao lado de Deus.
Ao todo, são computados 613 mandamentos no Antigo Testamento. Os teólogos dividem esses mandamentos em três categorias diferentes: (1) lei moral – revela a essência de Deus, a natureza boa santa e justa de Deus; ... Destas três, a única que é eterna, nunca passa, é a lei moral.
As leis morais são referentes às relações do homem com Deus e com seu próximo. A lei divina é eterna, imutável (como o próprio Deus), perfeita, igual para todos, inscrita na consciência dos homens e revelada em todos os tempos (de acordo com a capacidade e compreensão dos homens).
As leis cerimoniais, regulavam o ministério no santuário do Tabernáculo e, posteriormente, no Templo. Elas tratavam também da vida e do serviço dos sacerdotes e encontram-se descritas especialmente no Livro chamado Levítico.