À medida que o líquido se aquece, libera mais vapores, enriquecendo a mistura combustível/ar sobre o copo. A certa temperatura, um estalo dará início a uma ignição instável dos vapores; essa temperatura é chamada ponto de fulgor.
Já o teor alcoólico do etanol hidratado estipulado pelo ANP precisa ser entre 95,1 e 96 º GL, (unidade de medida equivalente à porcentagem de álcool na mistura). Em relação à massa alcoólica, ela precisa ter entre 92,5 e 93,8% da massa total do etanol hidratado.
5%
Obtém através de destilação com tratamento de benzeno. ... O álcool absoluto, também conhecido como álcool puro ou álcool anidro, é um combustível obtido através do tratamento com benzeno e destilação do etanol. A destilação simples ou fracionada de etanol e água não resulta em uma concentração alcoólica maior que 95%.
Para isso são usados os densímetros, instrumentos que ficam imersos no álcool e através de sua escala permitem uma leitura rápida da densidade do mesmo.
Sair água do escapamento quando o veículo está abastecido com etanol é normal, mas fique de olho nessa quantidade. Se estiver pingando muito, especialmente se o motor estiver ligado há mais de 15 minutos, é forte indício de “álcool molhado”.