Formado por 160 mil pontos de vendas e gerando uma receita de aproximadamente R$ 200 bilhões, o mercado de vestuário brasileiro é considerado o quinto maior do mundo com um consumo de 6,6 bilhões de peças ao ano, segundo os levantamentos do IEMI (Instituto de Estudos de Marketing Industrial).
Se você tem uma loja de roupas, seu segmento de mercado pode ser o público feminino, por exemplo. ... Isso é segmentação. Nos dois casos, o que leva as empresas a segmentar é se diferenciar no mercado e, para isso, identificar quais são os clientes ideais para determinado produto ou serviço.
Os segmentos de moda classificam o mercado adulto em feminino, masculino e infantil, com base nas atitudes típicas em relação a moda e às marcas, bem como o estilo de vida, os tipos de roupas, as lojas que visitam com mais frequência, e quanto gastam a cada ida nas lojas.
Enquanto um segmento é um grande grupo de consumidores com características semelhantes, um nicho é um recorte deste grupo. É um mercado menor, cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. Ele seria, assim, um segmento dentro do segmento.
O nicho é uma parte de um determinado mercado e o subnicho é uma parte menor dessa seção do mercado. Olha o meu exemplo. O meu nicho é negócios.
A definição de nicho de mercado consiste na ideia de que ele é uma área determinada do mercado, onde reside uma chance que passou a ser trabalhada e explorada por alguma empresa, originando assim um elo com os seus clientes, tão consolidado que os concorrentes não conseguem rompê-lo.
Como encontrar um nicho de mercado rentável em 5 dicas práticas
O nicho de mercado é uma segmentação ou recorte de um mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos. Normalmente, os problemas enfrentados por esse público ainda não possuem soluções viáveis no mercado.