Para Que Serve O Exame De Dosagem De Ureia?

Para que serve o exame de dosagem de ureia

Quando há problemas no fígado, nos rins ou quando se tem uma dieta muito rica em proteínas, por exemplo, a quantidade de ureia no sangue aumenta, caracterizando uma condição conhecida por uremia, que é tóxica para o organismo. Saiba identificar os sintomas de uremia.

O que é a ureia

Se os problemas renais forem a principal preocupação, os níveis de creatinina no sangue provavelmente também serão medidos quando o sangue for testado para os níveis de ureia. A creatinina é outro produto residual que os rins saudáveis ​​filtram do seu corpo através da urina, sendo que níveis elevados de creatinina no sangue podem ser um sinal de danos nos rins.

A saber, o teste de ureia mede a quantidade de nitrogênio da ureia presente no sangue. É normal ter um resíduo de ureia no sangue, mas é preciso ficar atento a níveis altos que podem indicar um mau funcionamento dos rins ou do fígado.

Quando fazer o exame de ureia no sangue

Quando fazer o exame de ureia no sangue

Níveis diminuídos não são comuns nem preocupantes. Ocorrem em doenças hepáticas, desnutrição ou hidratação excessiva, mas o exame não é usado para diagnosticar ou monitorar esses problemas.

Os níveis de ureia aumentam com a idade. Em bebês pequenos é cerca de 2/3 do encontrado em adultos jovens saudáveis. Acima de 60 anos de idade são um pouco mais altos. Em mulheres são um pouco mais baixos que em homens.

Ureia baixa: o que significa

Um exame de ureia não requer nenhuma preparação especial. No entanto, é importante informar ao seu médico se você estiver tomando algum medicamento prescrito ou de venda livre, pois certos medicamentos podem afetar a sua dosagem de ureia.

Porém, se houver qualquer falha nesse processo, pode sobrar muita ureia no sangue e isso não é bom para a saúde. Na realidade, o excesso de ureia no sangue (ou uremia) é tóxico para o organismo.

Na maioria das vezes, o exame de ureia é solicitado juntamente com outros exames, principalmente a creatinina, pois assim é possível avaliar melhor o funcionamento dos rins para a filtração do sangue. Veja mais sobre o exame de creatinina.

Quais outros exames detectam problemas no rim?

Quais outros exames detectam problemas no rim?

O exame de ureia determina a quantidade de ureia no sangue para avaliar a quantidade de degradação de proteínas e pode ajudar a determinar quão bem os rins estão funcionando e se sua ingestão de proteína é muito alta ou baixa. Além disso, pode ajudar a diagnosticar se você tem um problema com a digestão ou absorção de proteínas no intestino.

Toda vez que ingerimos alguma fonte de proteínas, o nosso fígado metaboliza esse alimento e acaba produzindo nitrogênio da ureia no processo. Essa ureia fica no sangue e chega até os rins, onde é filtrada e eliminada pela urina.

Como me preparo para um exame de ureia?

As doenças dos rins podem não causar sintomas no começo, o que atrasa o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento adequado. Portanto, quando se inicia o tratamento precocemente, maiores são as chances de evitar a progressão da doença. A dosagem de ureia é indicada nos seguintes casos:

Geralmente, quando existem valores alterados nos resultados, que diferem dos valores de referência, estes estão destacados com cor diferente, de modo a facilitar a leitura e identificação dos mesmos.

Novidades Por E-mail

A dosagem de ureia é usada, principalmente, com a dosagem de creatinina, para avaliar e monitorar pacientes com doenças renais. É feita, também, com frequência como parte de exames de rotina para avaliar a saúde de pacientes.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Como hidratar as mãos ressecadas?

Como cuidar das mãos ressecadas?

  1. Escolher opções de álcool em gel hidratante;
  2. Optar por sabonetes com pH neutro e ingredientes hidratantes;
  3. Usar luvas de borracha ao lavar a louça e limpar a casa;
  4. Aplicar protetor solar para proteger e prevenir o envelhecimento da região;

O que passar nas mãos rachadas?

5 dicas para tratar o problema

  1. Opte por hidrantes para mãos. Na hora de hidratar as mãos ressecadas, o ideal é escolher produtos específicos para a região. ...
  2. Use filtro solar. Publicidade. ...
  3. Não esqueça das luvas. Produtos de limpeza são bastante agressivos à pele. ...
  4. Escolha sabonetes com pH neutro. ...
  5. Visite um dermatologista.