Morder as bochechas pode ser consequência de mastigação errada ou excesso de gordura na região. Segundo Julia, morder as bochechas com frequência pode ser um sinal de problemas com a mastigação.
Morder a bochecha e arrancar pelinhas da boca pode estar associado à ansiedade, ao estresse ou até mesmo hábitos que passam quase despercebidos no dia a dia. Segundo Cintia Ribeiro, conselheira do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), a sensível mucosa é uma proteção natural.
Procure um buco maxilo pra tratar o bruxismo. Você desenvolveu um hábito deletério de morder os lábios devido a sua ansiedade e bruxismo. Devera se consultar com um dentista especialista em ATM e um psicólogo. O dentista pode fazer um aparelho para você usar durante o dia que irá te ajudar a acabar com esse hábito.
A bichectomia trata-se de uma cirurgia no corpo adiposo da bochecha, a bola de Bichat. Esse procedimento é indicado para pessoas que mordem as bochechas com frequência e que desejam diminuir as bochechas, realçando as “maçãs” do rosto. Além de definir a mandíbula e afinando o rosto, o procedimento também é funcional.
O bicarbonato de sódio é um antisséptico natural que possui ações desinfetantes e anti-inflamatórias. Para utilizá-lo como remédio para afta, é só dissolver uma colher de chá de bicarbonato em um copo de água e utilizá-lo para fazer bochechos. Não use o sal alcalino diretamente na ferida!
Afinal, quanto custa a bichectomia? Por se tratar de um procedimento cirúrgico estético, o preço da bichectomia pode variar bastante dependendo do profissional, da clínica e da região. Em geral, os custos podem ir de r$ 5.
Em média, pode variar de 50 reais a 1.
O siso pode ser feito pelo SUS ou como o colega respondeu em alguma universidade que tenha o curso de Odontologia. Quanto a “cirurgia” você não especificou se é uma cirurgia Ortognatica ou de ATM, mas ambas são feitas pelo SUS, é necessário entrar em contato para avaliação e entrar na fila para o procedimento.
Embora a maioria só procure o dentista depois de sentir a dor provocada quando o siso rasga a gengiva, especialistas indicam que o melhor período para retirá-lo é entre os 15 e os 18 anos, antes de ele irromper.
Segundo a profissional, não existe nenhuma contraindicação direta para a remoção dos 4 dentes em um único procedimento cirúrgico. “Normalmente realizamos as cirurgias por etapas, fazendo dois elementos por vez”, diz ela, “mas é possível realizar a cirurgia dos 4 sisos no mesmo momento”.
Em média, nas mãos de um bom cirurgião e equipe, pode-se remover os 4 sisos em cerca de uma hora. No seu caso, como são apenas dois, em até metade do tempo. Se for inferior, por vezes, precisa pedir uma tomografia computadorizada.
No geral, a extração do dente siso é considerada um procedimento bastante tranquilo pelos dentistas. Mesmo que alguns pacientes tenham medo até de falar sobre o assunto, a cirurgia é segura e, sendo realizada por um profissional capacitado, tem tudo para ser um sucesso.
Cerca de 12 horas após a remoção, por causa da força aplicada sobre o dente, é normal aparecer um inchaço que dura de 3 a 4 dias. Nesse período, é importante tomar sorvete para diminuir o inchaço e o sangramento, comer alimentos pastosos e macios e evitar tomar coisas quentes, pelo menos nas primeiras 24 horas.
Para ajudar a diminuir o inchaço, coloque uma compressa de gelo sobre a mandíbula. O frio ajuda a reduzir a inflamação e a amenizar o desconforto. Seu cirurgião-dentista deve instruí-lo sobre como cuidar da boca durante o período de recuperação.
Ao inchar, a medida mais eficiente é fazer compressas geladas por 10 minutos, a cada 20 minutos. Isso além de dar uma leve anestesiada na dor, ajuda a diminuir bastante o inchaço.
Se a dor for latejante e a sensação de incômodo estiver se estendendo pelo rosto, o mais indicado é fazer compressas com água quente. Já se a dor for local e sua gengiva estiver apresentando sinais de inflamação, inchaço ou até mesmo sangramento, o ideal é que sejam feitas compressas frias.
Chupar cubos de gelo O gelo ajuda a diminuir o inchaço e a inflamação, aliviando a dor. Deve-se colocar o gelo sobre o dente dolorido ou junto à bochecha, mas protegido com um pano para não queimar, durante intervalos de 15 minutos, pelo menos 3 ou 4 vezes por dia.
Depende do procedimento e da dor que estava antes. Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo.
Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:
O pus na gengiva surge geralmente como resultado de uma infecção, e pode ser sinal de uma doença ou condição odontológica, como uma cárie, uma gengivite ou um abscesso, por exemplo, que devem ser tratados o mais brevemente possível, de forma a evitar complicações mais graves.