Art. 11 – Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto neste Código. Ou seja, há possibilidade da quebra de sigilo, principalmente se for para atender uma ordem judicial, mas é necessário ter cuidado e RESTRINGIR apenas ao que for pertinente ao processo.
A quebra do sigilo profissional está prevista no Código de Ética da (o) Psicóloga (o) para casos em que a (o) paciente / usuária (o) encontra-se em situação de risco ou oferece, no momento atual, risco a terceiros.
I - É vedada ao psicólogo a utilização da internet para pesquisa em Psicologia, segundo o Código de Ética do Psicólogo. II - A utilização da internet para pesquisa em Psicologia só pode acontecer quando o psicólogo obtém permissão específica junto ao Conselho Federal de Psicologia.
O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.
Afirmam que os cursos propiciam uma formação ética e sociomoral aos futuros profissionais para "lidar com problemas do cotidiano de forma a garantir, ou seja, não violar, os princípios fundamentais preconizados pelo Código de Ética do Psicólogo (CFP, 2005), pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948), ...
2) Como a questão dos direitos humanos afeta o cotidiano profissional dos psicólogos? Ela está presente em todo nosso campo de atuação. Os valores que estão colocados nas declarações de direitos humanos e em todo o Sistema de Garantias pautam, inclusive, o nosso código de ética.
Garantem direitos fundamentais, como à vida, à liberdade, à saúde e à segurança das pessoas, bem como o direito à defesa e ao justo julgamento a quem for acusado de um crime. Ainda hoje existem desrespeitos aos Direitos Humanos, o que atesta a necessidade de que a luta e o ativismo pelos direitos nunca acabem.
O conjunto de direitos e garantias da pessoa humana tem por finalidade básica o respeito à sua dignidade, segurança e bem-estar, por meio de sua proteção contra o arbítrio do poder do Estado, demais entidades representativas de poder, incluindo-se aqui os representantes da sociedade civil, bem como o estabelecimento de ...
Toda pessoa tem o direito de ir e vir, sem ser molestada. Toda pessoa tem o direito de praticar a religião que escolher. ... Toda pessoa tem o direito de ter acesso ao trabalho, sem discriminação por doença, deficiência, sexo, cor, religião.