No sentido dicionarizado, um estereótipo é uma generalização que uma pessoa (ou um conjunto de pessoas – a sociedade) faz sobre comportamentos ou características de outra. Este conceito se estende, ainda, à aparência e à cultura. O conceito de estereótipo foi criado em 1922, pelo escrito estadunidense Walter Lippmann.
O racismo é uma forma de preconceito e discriminação baseada num termo controverso, que sociologicamente é revisto e do qual a genética também inicia uma revisão: a raça. No século XIX, compreendia-se que a cor da pele e a origem geográfica de indivíduos promoviam uma diferenciação de raças.
Preconceito é o ato de julgar algo ou alguém antes de conhecer o objeto de juízo. Podemos aplicar o termo preconceito às mais diversas situações cotidianas, como o preconceito formulado por aquele tipo de comida que você não experimentou e julga pela aparência.
Você sabe o que é consciência ambiental e ecológica? A consciência ecológica é um dos temas de maior evidência nos últimos anos. É a habilidade de compreender o meio ambiente em que vivemos e os impactos causados pela ação do homem na natureza.
13.