O altar do holocausto representava o “calvário”, o caminho da salvação para o pecador. No altar do holocausto o pecador tinha seus pecados expiados. Aqui é uma figura exata de Cristo. O Cordeiro de Deus fez-se de oferta para expiar todo o pecado da humanidade.
A terceira lição é: só há manifestação do Senhor em altares consagrados e dedicados a Ele. ... Elias nos diz: “Seja como este altar!”. Por fim, o altar santo fora reconstruído e Deus honrou Elias, mandando fogo de céu, que consumiu a oferenda, as pedras do altar, a água do rego que fora feito em volta, e tudo mais (v. 38).
Consertar o altar significa ajustar as coisas com Deus. Muita gente está com o altar quebrado e não percebe o estado de miséria.
Elias
40 E Elias lhe disse: Prendei os profetas de Baal, que nenhum deles escape. E prenderam-nos; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
Elias mata Thanit, Pigmaleão e todos os discípulos de Baal e Aserá
Um dos eventos mais marcantes da vida de Elias é o embate com os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, no monte Carmelo, quando os desafiou a invocar o nome de deus, enquanto ele invocaria Iahweh, e o deus que respondesse enviando fogo, “é ele o Deus” (1Rs 18, 24).
Profetas maiores
Os Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento são: Jó ou Job (em Portugal), Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirac ou Eclesiástico. Foram escritos, em sua maioria, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria.