24 de março de 1976
A partir do final da década de 1950, o governo norte-americano percebeu a necessidade de aumentar sua influência sobre o próprio continente, e isso deu início às ações em países latino-americanos. O objetivo era enfraquecer os movimentos de esquerda por meio da instauração de ditaduras militares de viés conservador.
A principal diferença entre ambas foi a sua duração: a ditadura chilena foi muito mais duradoura (de 1973 a 1990) que a ditadura na argentina (de 1966 a 1973), tendo sido também mais violenta.
Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário. ... Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário.
As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Neste contexto, e notadamente a partir da Revolução Cubana e da ascensão do governo comunista de Fidel Castro, os EUA viriam a intensificar a vigilância sobre a América Latina. ...
A Ditadura Militar se relaciona com a Guerra Fria como um de seus eventos mais comuns, sendo o Golpe justificado pela "defesa" do Brasil contra a "ameaça comunista". Na época o mundo estava profundamente ideologicamente dividido.
Resposta. O período da Guerra Fria foi bipolar, o mundo era basicamente dividido entre União Soviética e Estados Unidos. ... Por isso os Estados Unidos promoviam essas ditaduras, era uma forma de combate ao expansionismo do comunismo.
Verificado por especialistas As ditaduras pró-capitalistas foram implementadas na América Latina como parte de um política externa da CIA que recebeu o codinome de Operação Condor, de modo a evitar que outras "revoluções cubanas" ocorressem no continente, o que seria um perigo para os americanos.
Os interesses americanos estavam associados ao ganho de poder político, acesso a recursos naturais e territoriais, e a manutenção de uma região segura, sem interferência soviética.