Com mais de 26 praias paradisíacas, Búzios mantém viva sua natureza exuberante!
Geribá, a praia
Sem dúvida os maiores atrativos da cidade de Búzios, são as mais de 20 praias, com vegetação variada, formatos, temperatura da água e características únicas, algumas como verdadeiras piscinas naturais, outras com ondas radicais, ideais para a prática esportiva.
- Praia do Peró
Praias urbanas com águas quentes
Isso acontece por causa do fenômeno da ressurgência, quando as águas profundas, ricas em nutrientes, sobem para a superfície.
23º e 30º
A média de temperatura anual fica entre 20 ºC e 28 ºC, mas, no verão, as máximas podem chegar a 38 ºC, no período coincidente com a alta temporada. Na baixa temporada do primeiro semestre, as temperaturas são mais amenas, sendo ideais para quem quer curtir a praia sem sofrer com o calor.
25 graus
Além disso, ficar em ambiente com ar-condicionado ou sair do banho quente e tomar vento gelado pode causar resfriado. Isso acontece porque os pelos do nariz (chamados cílios) – que têm a função de limpar o ar que respiramos ao se movimentarem – paralisam com a mudança de temperatura (de quente para bem frio).
O banho quente ou frio também têm seu valor. Tomar um banho bem quente ajuda a relaxar. Ele ativa a circulação e manda mais oxigênio para os músculos, aliviando as dores e tensão. Já a ducha gelada fecha os poros da pele e pode auxiliar na recuperação de doenças, como a febre.
O cirurgião vascular Gustavo Sasso concorda: “Expor-se ao frio diminui a circulação do sangue em mãos, pernas e pés. Quem tem diabetes e fuma, por exemplo, pode ter mais complicações”, alerta. O banho frio também não melhora a dor muscular.
Quando a água fria atinge o corpo, ela causa uma espécie de choque que aumenta a entrada de oxigênio, acelera os batimentos cardíacos e nos deixa num estado de alerta. Isso causa um estado estimulante, então pode ser interessante para começar o dia ou antes de uma atividade que exige foco e atenção.
O mais indicado quando você está tomando banho no inverno é deixar elas separadas junto ao box. Para que você não tenha que sair do box e receber o “choque térmico” de sair da água quente e ir de encontro ao ar gelado do lado de fora. Outra dica importante é deixar uma toalha de banho específica para secar os cabelos.
Sair do banho quente e ir pro frio causa gripe? A gripe é causada por um vírus, o que significa que uma pessoa só fica doente se entrar em contato com o vírus, o que não acontece ao tomar um banho quente e depois ir para o frio.
De modo geral, tomar banho é sempre recomendado em casos de febre, seja ela associada à gripe ou não. Porém, é preciso escolher a temperatura da água mais adequada para o bem-estar do paciente.
Sim. Evitar alimentos gelados ou deixar de consumir água gelada quando se está gripado é mito. Alimento gelado ou água fria não causam gripe nem influenciam na gravidade dos sintomas. A gripe é causada por vírus e não por diferenças na temperatura dos alimentos.
– Consumo de álcool: ingerir álcool em excesso causa desidratação, o que piora os sintomas da gripe. – Beber pouca água: é importante ingerir bastante água ou outros líquidos para evitar a desidratação e ajudar a diluir o muco.