Em 1853 a Província de São Paulo foi desmembrada, dando início à história oficial do Paraná, embora o Paraná só tenha se tornado um estado em 1859. A palavra Paraná tem origem no guarani, e significa rio caudaloso. Com o programa de imigração européia, foram trazidos alemães, poloneses e italianos para o estado.
1853
São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje. As 28 etnias que colonizaram o Estado trouxeram na bagagem sua cultura, costumes e tradições.
O Paraná Tradicional corresponde ao litoral, à região de Curitiba e dos Campos Gerais, foi a primeira frente de ocupação do Estado. Essa frente foi inaugurada por mineradores paulistas no século XVII, atraídos pela existência de ouro de aluvião.
Paranaguá, cidade
Os imigrantes que no Paraná chegavam recebiam lotes, de tamanhos variados, de acordo com critérios estabelecidos para cada colônia. ... Pequenas colônias foram estabelecidas, porém, a maioria delas foi mal assistida pelos seus idealizadores, como foi o caso da colônia Superagüi, estabelecida no litoral em 1852.
Limita ao norte com Antonina e Guaraqueçaba através da Baía de Paranaguá; ao sul com Guaratuba e Matinhos; a leste com Pontal do Paraná e a oeste com Morretes. O município ocupa uma área de 826,652 quilômetros quadrados. Distância da Capital(Curitiba): 91 km do Porto de Paranaguá.
Paranaguá é um município localizado no litoral do estado do Paraná, no Brasil. Fundada em 1648, é a cidade mais antiga do Paraná e a principal do litoral paranaense. ... Os habitantes naturais do município de Paranaguá são denominados parnanguaras. Está localizado a uma distância de 91 km da capital do estado, Curitiba.
Paraná
São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje.
Guarapuava é conhecida pela diversidade étnica. Em Guarapuava, há o único quilombo paranaense, além de imigrantes portugueses e espanhóis (tropeiros), italianos, poloneses, alemães, sérvios, croatas, ucranianos, e ainda há uma reserva indígena.
a. Podemos estabelecer que as principais influências imigrantes que a sua cidade possui encontram-se na cultura e na economia, pois é muito comum a presença de restaurantes e comércios com donos imigrantes, tal como italianos, japoneses e muitos outros.
Em 1878 chegam aos arredores de Ponta Grossa os imigrantes russo-alemães. Vinham da Rússia, para onde seus antepassados, das terras alemãs, haviam emigrado a convite de Catarina, a Grande, soberana dos russos. A partir de 1924 Chegaram os austríacos, suíços, alemães, bem como mais poloneses e os primeiros ucraínos.
região dos Campos Gerais
Em 1855, Ponta Grossa foi elevada à Vila e em 1862 à cidade. ... Foi com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro, que Ponta Grossa se tornou um grande centro comercial, cultural e social. A ferrovia transformou a cidade em um grande entroncamento, destacando-se na Região dos Campos Gerais e no Paraná.
Uvaranas
Os 5 melhores bairros para morar em Ponta Grossa
Localizada no Segundo Planalto Paranaense, Ponta Grossa é dotada de posição geográfica privilegiada devido às várias possibilidades de acesso a todas as regiões do Estado. O nome é de origem geográfica e, tem referência a uma colina de grande diâmetro coberta por um capão de mato.
Cidade paranaense faz aniversário na quinta-feira, 15 de setembro. Município tem origem e povoamento ligados ao Caminho das Tropas. Ponta Grossa, a "Princesa dos Campos Gerais", comemora 193 anos na quinta-feira (15).
197 anos de história: saiba o que faz de Ponta Grossa destaque no Paraná No aniversário de Ponta Grossa, celebrado em setembro, conheça sua história e saiba porque a cidade é um polo industrial de força no Paraná. Em meio à paisagem dos campos gerais destoava uma colina coberta por um capão de mato.
A partir de 1850 inicia um processo de imigração na região de Ponta Grossa que trouxe novas populações de diferentes nacionalidades: alemães, poloneses, ucranianos, italianos, russos, árabes, japoneses, entre outros, realizando uma forte diversidade cultural.
Aqui se estabeleceram os ucranianos, os alemães, os poloneses, os italianos, os russos, os sírios e libaneses entre tantos outros, que contribuíram para o crescimento da cidade, bem como no desenvolvimento social, político, econômico e cultural de Ponta Grossa.
A cidade de Ponta Grossa, conhecida como "A Princesa dos Campos" foi elevada a município no ano de 1862 e está localizada no centro do Paraná. ... Origem do nome - O nome Ponta Grossa faz referência a uma colina de grande diâmetro, coberta por um capão de mato, vista a distância por todos que viajavam pela região.