Esse grupo político defendia a ampla descentralização do poder, através da autonomia administrativa das províncias e instauração do sistema federalista; e desejavam substituir a monarquia pelo regime republicano. Todas essas ideias e projetos políticos se adequavam amplamente aos interesses dos estancieiros gaúchos.
Segundo os livros tradicionais, o movimento começou em protesto aos impostos altos cobrados no charque, no sal e em outros produtos da região Sul, e queria a independência em relação ao governo central.
Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.
Essa revolução épica aconteceu entre 1835 e 1845, e a causa da guerra foi econômica. O Rio Grande do Sul tinha a sua economia baseada na criação de gado e na fabricação de charque. O Império penalizava com altos impostos o charque gaúcho que abastecia o mercado interno do país.
As duas mais importantes conquistas dos participantes da Revolução Farroupilha foi o reconhecimento do Brasil Império da importância da ocupação e defesa do território por parte dos sulistas, juntamente com a redução das taxações sobre seus produtos.
O resultado foi a independência do estado republicano, passando a ser chamado de República do Rio-Grandense. Dentre as principais causas atreladas a Guerra dos Farrapos estava o fator econômico.
1° - Fica nomeado Presidente da Província o indivíduo que for indicado pelos republicanos. Art. 2° - Pleno e inteiro esquecimento de todos os atos praticados pelos republicanos durante a luta, sem ser, em nenhum caso, permitida a instauração de processos contra eles, nem mesmo para reivindicação de interesses privados.
O Tratado de Poncho Verde é o nome dado a um acordo que pôs fim na Revolução farroupilha, voltando o território do Rio Grande do Sul a fazer parte do Império do Brasil. Dia 28 de fevereiro os Farroupilhas assinaram e, no dia 1° de março de 1845, quando foi anunciada a paz, Duque de Caxias assinou.
Resposta: Medidas: Taxa sobre os produtos agropecuários platinos, anistia dos rebeldes, e incorporação dos líderes dos farrapos as forças armadas do império.
Ponche Verde é uma região assim denominada pelas suas verdes campinas. O local onde se concluíram as negociações foi nos campos da Carolina, à margem direita do Rio Santa Maria, a 38 km de Dom Pedrito/RS. O acordo foi assinado exclusivamente pelos farroupilhas.
O tratado que selou a paz entre as nações da Tríplice Entente e a Alemanha foi acordado na Conferência de Paz de Paris, a qual foi iniciada em 18 de janeiro de 1919 e contou com delegações de 25 países sob a liderança dos Quatro Grandes: Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália.
O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz selado entre as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial e a Alemanha derrotada. O processo teve início com o armistício de 11 de novembro de 1918 e foi assinado em 28 de junho de 1919.
Primeiramente, em 1918, tem os 14 pontos do presidente Wilson. Em 1919 ocorre a Conferência de Paris, é imposto o Tratado de Versalhes à Alemanha e é realizado o Tratado de Neuilly com a Bulgária. ... Em 1923 tem acontece Tratado de Lausanne novamente com a Turquia. Durante a guerra foram feitas diversas tentativas de paz.
Do tratado de Brest-Litovsk, assinado antes do fim da guerra entre os bolcheviques e os impérios centrais, ao de Lausanne (julho de 1923) com a Turquia, as potências beligerantes firmaram entre elas pelo menos 16 tratados de paz.
De acordo com o Tratado de Versalhes, o Estado alemão foi obrigado a ser desmilitarizado, obrigado a pagar pesadas indenizações e perder parte de seus territórios. Ignorando qualquer possibilidade de revanche ou ressentimento, o acordo foi ratificado em junho daquele mesmo ano.
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição). ... O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919.
Um dos principais idealizadores da Liga foi o então presidente norte-americano Woodrow Wilson, que já em 1918, havia apresentado a proposta de um acordo de paz, cujos termos pregavam, entre outros pontos, a transparência nas relações internacionais, a abolição das barreiras econômicas entre os países, a redução dos ...