O principal tecido que compõe o esôfago e o estômago é o tecido muscular liso, que apresenta contrações involuntárias (no caso, os movimentos peristálticos), responsáveis pela movimentãção do bolo alimentar. Veja também: – Questão comentada sobre tecidos de revestimento, do Pism.
O alimento é conduzido no esófago em direção ao estomago através dos movimentos musculares, é o peristaltismo. Os movimentos peristálticos são os movimentos que as vísceras do trato digestivo fazem. O trato digestivo que faz peristaltismo é composto pelo esôfago, estomago, intestinos delgado e grosso.
O esôfago é um tubo muscular oco que liga a faringe ao estômago. Sua mucosa (M) é formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado que fica sobre uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo.
O esôfago tem como função o transporte de alimentos sólidos, pastosos e líquidos (já parcialmente digeridos pela boca), para o estômago. O transporte se dá através de movimentos peristálticos com ondas involuntárias e automáticas de contração.
O esôfago é um tubo musculoso que se estende da faringe até o estômago, apresentando um tamanho aproximado de 25 centímetros. Esse órgão está localizado posteriormente à traqueia e anteriormente à coluna vertebral; passa através do diafragma, em frente à artéria aorta, e desemboca no estômago.