Elaborado a partir da fermentação do suco de uma variedade de maçã, o vinagre de maçã é o menos ácido. Por isso, é indicado no preparo de pratos frios como saladas e conservas.
VINAGRE DE VINHO BRANCO: Vinagre de aroma mais suave, ele é indicado para temperar saladas, deixar escabeches mais tenros, para temperar recheio de sanduíches, preparar molhos condimentados (como catchup, mostarda e barbecue) ou molho holandês, marinar aves, preparar ovos pochê, entre outras funções.
Sim o vinagre de cidra! O vinagre de cidra pode ajudar a perder peso. O ácido acético neste vinagre pode reduzir o apetite, aumentar o seu metabolismo e reduzir a retenção de água.
Vale lembrar que afirmar que a ingestão do vinagre faz emagrecer dois quilos ao mês é algo muito subjetivo, pois o emagrecimento depende de outros fatores. Mas, como destaca Helouse, o vinagre de maçã, pelas suas propriedades, pode, sim, ser um aliado na perda de peso.
Efeitos secundários Pessoas com insuficiência cardíaca e cardiovascular devem evitar beber este remédio caseiro com o estômago vazio. Ele deve ainda ser evitado por crianças, mulheres grávidas e pessoas idosas. O vinagre de maçã também pode interferir com os efeitos de alguma medicação.
Beba apenas antes de uma refeição. A acidez do vinagre de cidra torna um excelente recurso contra o mau hálito. Adicione uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água. Beber antes de uma refeição.
Um hábito diário e matinal como beber um pouco de vinagre de maçã pode contribuir para melhorar substancialmente a nossa saúde. Isso mesmo foi defendido pela editora da Well+Good. Rachel Lapidos é a editora da reputada revista norte-americana que é especialista em temáticas como o bem-estar.
Os benefícios do vinagre de maçã
Desconforto gastrointestinal. O pH do vinagre fica em torno 3 a 3,5, ou seja, é ácido, o que de encontro ao estômago vazio gera uma perda progressiva da proteção natural, podendo danificar a parede do sistema gastrointestinal, causando sintomas desagradáveis como queimação e até mesmo erosão esofágica.
O mais consumido é o vinagre de álcool, seguido pelo de vinho, frutas e balsâmico. Nutricionalmente, o vinagre não agrega muito à nossa alimentação, mas estudos sugerem que o balsâmico se destaca por apresentar antioxidantes que previnem o envelhecimento. Além disso, o vinagre tem pouquíssimas calorias.
Tamara explica que o ácido acético (presente em todos os tipos de vinagre) é o que contribui para a perda de peso. “Ele inibe a ação de várias enzimas que digerem carboidratos, sendo, basicamente, um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar.
Com alta concentração de ácido acético, o vinagre funciona como desinfetante e desengordurante. Os melhores para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã.
Devido à sua acidez, quando o vinagre de maçã é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade e melhorando a acne.
O vinagre de maçã também age como adstringente, hidratante e clareador da pele, reduzindo manchas, oleosidade em excesso e acnes. “Sua composição rica em antioxidantes combate os radicais livres, prevenindo assim, o envelhecimento da pele.
– Esmague bem a cebola fresca e coloque na liquidificadora. – Acrescente meia chávena de vinagre de maçã até obter uma mistura homogénea. – Depois, aplique com algodão a solução na pele, na região afetada. – Deixe atuar por 30 minutos.