Passo a passo para pedir a segunda via de placa
Para fazer o emplacamento dianteiro, o proprietário deve ir até uma loja especializada credenciada ao Detran. Como não é exigido o agendamento para confeccionar a segunda via da placa, basta se dirigir até uma das empresas conveniadas. O valor também varia.
O preço da nova placa será definido pelas próprias lojas, mas estima-se que deve custar entre R$ 120 e R$ 150, no máximo. Dentre as alterações estruturais que a placa Mercosul traz, a primeira é a mudança do segundo número para uma letra.
Deverá ser feita a impressão pelo portal de serviços do Denatran ou portal do Detran. SP. Para ter acesso ao documento do veículo pelo portal do Detran.
O parágrafo 6º do Art. 115 do CTB dispensa os veículos de duas ou três rodas da placa dianteira, que nos remete pela lógica às motocicletas, motonetas e triciclos.
– A placa dianteira do veículo não é lacrada. Se ela for do tipo reflexiva, será dispensada a realização de vistoria. Isso vai depender da cor do lacre da placa traseira. ... via tanto da dianteira como da traseira, será necessário fazer nova vistoria, com a substituição também da placa traseira.
Coloque um parafuso mais grosso (desde zero já fiz isso) e coloque uns pedaços "pequenos" de dupla face porem 1º cole a placa no para choque e depois apenas parafuse até encostar (e não apertar) o parafuso na placa, quando aperta o parafuso a placa tende a descolar do para choque.
O lacre é garantia de que a placa é mesmo daquele veículo. Muitos motoristas circulam com o carro sem nem imaginar que estão cometendo uma irregularidade. ... O lacre novo é colorido e tem um número de identificação, para evitar clonagem.
Em toda placa há um discreto código gravado no metal, um junto do número principal e outro ao lado da tarjeta da cidade de origem. Só dá para vêlos de perto. Nesse código, as duas letras do meio identificam o estado e as últimas são do ano de fabricação da placa ou da tarjeta.
SÃO PAULO – A partir do próximo dia 12 de junho, os lacres dos carros zero quilômetro deverão ser da cor azul. ... Além disso, a nova medida quer ajudar a combater a clonagem das placas dos veículos, uma vez que o novo lacre terá uma numeração vinculada à identificação alfanumérica da placa.
Detran: Lacres terão novas cores para aumentar segurança contra a clonagem. A partir do dia 12 de junho, os lacres para carros zero quilômetro serão da cor azul. Nos veículos usados, quando transferidos de município ou relacrados, a mudança da tarjeta da placa será acompanhada de novo lacre, nesse caso, na cor verde.
Caracteres em azul: veículo oficial. Caracteres em vermelho: veículo para utilização comercial ou de aprendizagem. Caracteres em verde: veículo em experiência ou teste. Caracteres em dourado: veículo utilizado para atividades diplomáticas.
Isso porque a cada segundo número da placa antiga corresponderá uma letra, a saber: 0 = A. 1 = B. 2 = C.
Como ficará a sua placa Mercosul
Como no padrão Mercosul o fundo será sempre branco, somente a borda e as letras irão mudar de cor. A maioria das placas vai apenas migrar a cor que era usada no fundo para as letras. Em veículos de teste a borda e os caracteres serão verdes, enquanto ônibus, caminhões e táxis usarão o vermelho.
Baseada nos mesmos moldes do sistema adotado pelos países pertencentes à União Europeia, a nova placa Mercosul foi criada para padronizar a identificação dos veículos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A proposta da mudança das placas dos veículos para o modelo Mercosul surgiu em 2010 com o objetivo de facilitar a identificação e a fiscalização dos automóveis nos países pertencentes ao bloco econômico. A ideia teve apoio do Brasil e, em 2014, o sistema de unificação foi oficialmente anunciado.
Como funciona a combinação de letras nas placas dos veículos. ... A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinzas (com três letras).
Segundo o Denatran, a nova placa mantém todas as letras da identificação antiga e somente o segundo número, nos carros, ou o terceiro número, nas motos, serão substituídos por uma letra.
Como funciona a combinação de letras nas placas dos veículos. ... A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinzas (com três letras).