Para 2020, o Medcurso sozinho custa 13 parcelas de 1.
O Intensivão Medcurso é um curso voltado para a revisão do conteúdo dos temas para as provas de residência médica, ele conta com 6 módulos, sendo eles: Medicina Preventiva, Clínica Médica 1 e 2, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, e por fim, Pediatria.
Entretanto o CPMED é um curso extremamente caro, pois é um curso prático para a prova de residência, que conta com a utilização de mais de 200 manequins de última geração, mais de 37 estações cuidadosamente planejadas e montadas (enredo, atores, manequins, direção artística, maquiagem cênica/simulação de doenças), e ...
As melhores residências em saúde do Brasil
Tipos de residência médica
Qual é o valor da bolsa de residência médica? Atualmente, o valor da bolsa é de R$ 3.
A residência médica é uma modalidade de pós-graduação para médicos que concluíram a graduação. O médico que deseja ser um especialista, faz a residência médica em instituições de saúde como hospitais-escola. O médico residente recebe um bolsa e faz atividades na área escolhida sob supervisão de um especialista.
Como já exposto acima, não pode haver concomitância de atividades: residência médica e outra atividade, mas fora da jornada estipulada do curso de residência médica não há impedimento legal para o trabalho do médico, na mesma instituição ou em outra.
Como você pode ver, fazer uma residência requer muito esforço e dedicação. Os programas são intensos e têm uma carga horária pesada. Por isso, é fundamental que se tenha certeza sobre a escolha da especialidade. A prova de residência médica é difícil, exigindo muito estudo, preparação emocional e psicológica.
De acordo com a Resolução nº 2/2005, também não é permitido concluir mais de duas residências diferentes, se uma não for pré-requisito para a outra. Então, na prática, é possível fazer duas residências distintas, em qualquer instituição ou estado.
§1º. A menos que se trate de pré-requisito estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica, é vedado ao médico residente realizar programa de Residência Médica, em mais de 2 (duas) especialidades diferentes, em instituição do mesmo ou de qualquer outro Estado da Federação.
Sim. O médico pode anunciar os títulos de especialista que registrar no CRM local. Ressalte-se, porém, que o Decretolei 4.
Não é obrigatório que um médico egresso de um programa de residência realize a prova de título para ser considerado especialista.
Título de especialista Aprovação em concurso de provas e títulos e comprovação de dois anos de experiência profissional: Os concursos para obtenção do título têm sido realizados uma vez por ano em edital unificado para todas as especializações regulamentadas.
Entre elas, estão a residência médica e a especialização. “A residência médica é um período de estágio remunerado, como se fosse uma especialização remunerada. A diferença entre a residência e a especialização é que na residência existe uma bolsa e na especialização não.
A documentação necessária para pleitear a transferência dos residentes deve atender às diretrizes da resolução resolução 01/2018:
Vale dizer que na língua americana os médicos são chamados de "doctor". Isso também influencia para que, mesmo aqui no Brasil, seja comum se referir a esses profissionais usando "doutor". Ainda, vale dizer que o dicionário Michaelis também considera como referência a “doutores” os profissionais dessa área.
O primeiro ano da residência médica (R1) é cercado de desafios e novidades, o seu primeiro contato real com a vida médica (e não aquele plantão que vinha fazendo para conseguir uma grana ou o serviço militar).
No cargo de Médico Residente se inicia ganhando R$ 2.