A calda repelente mais usada para paquinhas é a de pimenta, que é curtida em um frasco de plástico por cerca de duas semanas. Em seguida, coe e dilua o líquido na proporção de 50 mililitros de calda para 20 litros de água. Pulverize sempre no fim da tarde, para evitar a queima das plantas com a calda.
Apesar de ter asas, as paquinhas habitam o solo úmido, onde encontram alimento. Elas vivem em longos tuneis cavados com as fortes patas dianteiras no solo macio das plantações.
Eles vivem em solo úmido e com matéria orgânica, danificando seriamente gramados mais sensíveis. Diminuir as regas e aplicar ao entardecer uma solução de água e detergente no gramado pode amenizar a presença dos invasores.
Tem um espacinho sobrando na horta? Plantas repelentes ou atrativas são boas opções. Repelentes naturais, como citronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.
O controle químico é a tática mais utilizada para controle, mas você deve considerar os métodos de controle anteriores. Além disso, escolha inseticidas seletivos aos inimigos naturais para que eles possam se manter na cultura e não sejam eliminados junto com as populações dos percevejos.
Para controlar as formigas, basta colocar talco na base das plantas. “Qualquer talco, o perfume não faz mal”, adianta. E, para pulgões e cochonilhas, a jardineira tem uma receita de detox que é tiro e queda.
Mistura de álcool e fumo misturado com duas de água. Quando o fumo absorver o álcool, coloque mais álcool misturado com um pouco de água e deixe 15 dias de molho, tampando a tijela, para que a nicotina seja retirada do fumo.
Junte 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta picante e 1 litro de álcool. Deixe a mistura descansar por sete dias. Em seguida, adicione ao preparo 250 gramas de sabão neutro ou detergente em 10 litros de água.
O pó de fumo é um inseticida biológico natural para controle de pragas como pulgões e lagartas em plantas ornamentais, hortas e pomares. Pode ser aplicado em todas as variedades de plantas. Instruções de Uso: 1 Faça a pulverização, mantendo o bico do pulverizador a uma distância de 30 a 40cm da planta.
Lagartas, cochonilhas, tripés, pulgões e ácaros, ou seja, a maioria das pequenas pragas das plantas podem ser combatidas com água e sabão neutro.