Quando se aloja no sistema nervoso central (neurocisticercose), a cisticercose pode causar cefaleia, epilepsia isolada, hipertensão intracraniana e levar à morte. O tratamento contra a cisticercose pode ser realizado com medicamentos específicos e cirurgias para remoção e destruição do cisticerco.
Os sintomas dependem de onde o cistiscerco se instala: dor e fraqueza muscular; dor e nódulos na pele; alterações visuais e cegueira. Na doença dos vermes na cabeça, ocorrem as mais variadas formas de sintomas e sinais neurológicos, dependendo da localização e quantidade de cistos: a neurocistiscercose.
A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.
A infecção ocorre quando a pele entra em contato com a água doce contaminada com o parasita do tipo Schistosoma. Dentro de algumas semanas, os vermes crescem no interior dos vasos sanguíneos do corpo e produzem ovos. Alguns desses ovos viajam para a bexiga ou intestinos e são passados para a urina ou fezes.