De forma geral todos os tecidos feitos de 100% poliéster e 100% poliamida podem ser utilizados para sublimação, esses são certamente os melhores tecidos para serem utilizados com essa tecnologia, no entanto podem ser utilizados também tecidos mistos que tenham um mínimo de 60% de conteúdo de fibras sintéticas ( ...
A fibra desse material usada na fabricação de tecidos costuma ser mais forte e bem mais resistente, se compararmos com a fibra de algodão. As vantagens do poliéster são: Durabilidade: com fibras maiores e mais resistentes, o poliéster é mais durável; ... Preço mais barato, se comparado ao algodão.
A principal diferença reside na elasticidade. O polipropileno cuja abreviatura é PP, por exemplo, oferece uma recuperação elástica de 88 a 95% quando submetido a 5% de alongamento. ... O filamento de poliéster é um material intermediário entre o nylon e o polipropileno em termos de desempenho.
Quanto mais alto o número de fios, mais resistente e macio é o tecido e melhor também a qualidade do lençol. Como o percal é um tecido 100% natural, ele é bem mais macio do que os lençóis feitos com fibra sintética. Ele tem um acabamento bem próximo ao algodão e é ótimo para curtir o verão porque é um tecido leve.
O Percal é um tecido que possui ligamentos entre trama (sentido vertical) e urdume (sentido horizontal) que forma uma tela, e que resulta em um tecido com características finas e densas. É de origem Persa e geralmente é composto de 100% algodão, mas também pode ser uma mistura de outros fios.
O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.
Sem dúvida, os lençóis mais frescos são aqueles feitos com seda. Os lençóis são o elemento da cama que nos deve dar um maior conforto durante o descanso.
Segundo a designer de interiores Fabiana Visacro, os lençóis mais indicados para os meses quentes são os feitos de fibras naturais, pois permitem a transpiração. Nessa categoria entram o algodão, o linho, a seda natural e o percal (trama fina e composta por fios penteados, geralmente de algodão).
Sem dúvida, o algodão é a melhor fibra natural para bons lençóis, e se for algodão egípcio é melhor do que melhor. No entanto, a seda também é uma boa opção, pois não absorvem umidade e são muito frias para o verão, bem como bambu ou linho.
Percal
A medida do lençol plano é de 274 x 250 cm. O modelo de lençol com elástico deve ter 160 x 200 cm com altura de 30 cm. As fronhas devem ter 50 x 70 cm. O lençol de cima com vira deve ter 250 x 270 cm.
Corte o tecido com 1,82 m de largura por 2,60 m de comprimento.
Queen: bastante espaço e conforto pro casal A medida padrão é de 2,50 X 2,50m.
Medida dos Cobre Leitos
1º Caso: Se o elástico que está usando for bem forte, que é até meio difícil de puxar, use 3/4 da medida da cintura para a medida do elástico. Por exemplo, para uma cintura de 80 cm, use 60 cm de elástico. 2º Caso: Se o elástico for mais frouxo, que estica facilmente, use 2/3 da medida da cintura.
A peça de tecido ficará com o formato de um retângulo. Logo após, marque uma distância de 98 cm (a metade do comprimento do colchão) – a partir da dobra com maior comprimento; e uma segunda linha de 44 cm (a metade da largura do colchão), contados também a partir da dobra do lado menor do retângulo.
Porém, por ter um tamanho maior, a cama queen size não cabe em qualquer quarto e não é fácil encontrar lençol para o seu modelo. O tamanho é a maior vantagem da cama King Size, maior do que qualquer outro modelo, ideal para pessoas grandes ou que procuram conforto.
A diferença entre o colchão King e Queen size está basicamente em suas medidas. Enquanto a King possui 2,03 metros de comprimento e 1,93 metro de largura, a Queen apresenta um tamanho um pouco menor: tem 1,58 metro de largura e 1,98 metro de comprimento.