Anatólia
Lista de países da Ásia e capitais
Moscou
A Ásia é o maior dos continentes terrestres, localizada totalmente no hemisfério oriental, em maior parte no hemisfério setentrional e com uma pequena porção de terras no hemisfério austral. Existem, ao todo, 50 países asiáticos.
oceano Ártico
Oceano Atlântico
Os oceanos que banham a América são: Os oceanos Atlântico (a leste) e Pacífico (a oeste). Além disso, é interessante observar que o oceano Pacífico envolve o oeste da América e o leste da Ásia e da Austrália, já o oceano Atlântico, banha o leste da América, o oeste da Europa e da África.
Resposta. “Os oceanos Atlântico (a leste) e Pacífico (a oeste). Oceano Pacífico envolve o oeste da América e o leste da Ásia e da Austrália.
Oceano Atlântico
O planeta possui quatro oceanos diferentes, sendo eles: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Ártico.
Atualmente essa classificação foi modificada sendo os sete mares os oceanos: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico.
Os oceanos são grandes corpos de água salgada. Eles cobrem quase 71 por cento da superfície da Terra e contêm cerca de 98 por cento de toda a água do planeta. Além disso, são lar de centenas de milhares de animais. O maior animal oceânico é a baleia-azul; o mais minúsculo é uma forma de plâncton chamada zooplâncton.
Na biologia marinha, o termo se refere ao ecossistema situado na região mais profunda dos oceanos, ou planícies abissais, para além do assoalho oceânico, onde o leito oceânico situa-se a uma profundidade entre 7000 e 11000 metros, onde a luz do Sol jamais chega e a pressão chega a atingir 76 MPa.
Mares são massas de água menor em extensão se comparados aos oceanos. São delimitados pelos continentes, portanto, constituem um corpo de água obstruído por uma porção de terra. Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida, não tão profunda e cercada por terra. ... Mar Cáspio.
Apesar de 60% da superfície terrestre estarem cobertos por mares com mais 1,6 km de profundidade, somente algumas criaturas marítimas conseguem mergulhar tão fundo. Nos mares mais translúcidos, a luz penetra até à profundidade de 1km.
Biodiversidade e regulação de temperaturas e carbono O mar profundo cobre cerca de 65% da superfície do planeta, controlando e hospedando grande parte da biodiversidade do planeta. Esses lugares remotos também desempenham um papel importante na regulação da temperatura e de gases do efeito estufa.
O fato de os oceanos terem essa coloração se deve ao Sol, em especial à incidência de luz sobre a superfície da água. Os comprimentos de onda mais claros, como o vermelho e o laranja, são absorvidos mais rápido pela superfície, enquanto os comprimentos de onda azuis entram mais fundo no mar.
Menos de 5% dos oceanos já foi explorado Por mais que tenhamos áreas inteiras da ciência dedicada a eles e tantas tecnologias para explorar esses oceanos, apenas uma parte ínfima foi devidamente mapeada até hoje.
Atualmente conhece-se menos de 10% do relevo dos fundos marinhos além dos 200 metros de profundidade, segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OHI). Cerca de dois terços da superfície do planeta são cobertos por água.