padre Antônio Vieira
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Características da Pintura Barroca
Pintura e Escultura Barroca A característica que mais se destaca em termos de pintura é a do jogo de luz e sombra. A presença de um foco de luz sobre a figura principal da obra é feita propositalmente para direcionar a atenção dessa figurada iluminada. ... Na escultura, Aleijadinho ocupa o papel de maior representante.
Três características da Arte Barroca foram seu caráter de arte sacra, sua disseminação pela Igreja Católica e seu viés de Contrarreforma. Ela se deu via esculturas, pinturas e na arquitetura das igrejas.
Mais especificamente é a arte de pintar uma superfície, como papel, tela ou uma parede. Essa arte diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, já que o mesmo utiliza-se principalmente de materiais secos. Entretanto, existem controvérsias quanto a essa definição de pintura.
As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos. O renascimento foi um período que se iniciou no século XIV, na Itália e depois se espalhou pela Europa.
Características do Neoclassicismo
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.
Portanto, a Arte Gótica marca o triunfo das cidades, onde a Igreja percebe ter o apoio de uma grande parcela dos fiéis, para quem irá construir catedrais. Elas representavam símbolos do poder político da Igreja e econômico da burguesia.
Valorização do realismo nas formas. Os artistas greco-romanos, principalmente os escultures, buscaram representar os seres humanos e a natureza com grande riqueza de detalhes. ... Também marcadas pelo aspecto realista, eram realizadas com cores vivas de grande beleza estética.
As pinturas nos ambientes se dividem em quatro estilos principais, configurando padrões decorativos, sendo eles: primeiro estilo, segundo estilo, terceiro estilo e quarto estilo. Para o momento, não serão abordadas as pinturas romanas cristãs, pois as mesmas serão citadas em um momento mais oportuno.
A arte na Grécia Antiga ocupava um lugar de destaque na sociedade e várias foram as formas de representar as ações humanas por meio de formas e expressões. Os gregos acreditavam que a beleza estava na proporção e na simetria e por isso suas obras estavam norteadas por este princípio.
Na arte grega era representadas cenas do cotiano,batalhas,religião,mitologia e aspectos da sua cultura,eram muito comum o uso de vasos nessa representação artística,e também a pintura em paredes de templos e pálacios feitos em homenagem a divinidades.
Considerando a Arte na Grécia Antiga e com base na imagem observada, fica evidente que: Na arte, os conceitos predominantes eram o naturalismo e o idealismo, sempre com a ideia perfeita do objeto representado. ... O realismo era a característica marcante na arte grega, notado pelo excesso de detalhes em suas obras.
Escultura Grega e o Renascimento Uma das maiores características desse importante movimento foi inspiração na arte clássica da cultura greco-romana. Valorizava, sobretudo, os valores da Antiguidade Clássica, o Humanismo e o Racionalismo.
A Arquitetura Grega se desenvolveu a partir do século VIII a.C., sendo inspirada nos estilos jônico, o dórico e o coríntio. Nas grandes construções gregas, os materiais mais utilizados eram as pedras, mármore, madeira e calcário.
Os templos gregos de pedra, cercados por uma série de colunas que sustentavam o teto, seguiam em geral três diferentes arranjos que chamamos atualmente de ordens ou de estilos arquitetônicos: o dórico, o jônico e o coríntio.
A arquitetura grega é famosa por três estilos: dórico, jônico e coríntio. Os gregos utilizavam estes três estilos em vários templos e espaços públicos, finalizando-os com ornamentos triangulares. Além disso, os gregos sempre instalavam dois estilos, se encontrando ao longo da construção mas nunca se misturando.