Há 7 acordes maiores: C, D, E, F, G, A, B (= Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). A seguir vamos praticar a posição mais simples desses 7 acordes maiores. Recomendo você ficar aqui até conseguir tocar cada uma, pois são acordes muito comuns nas cifras.
Dica para ukulelelista. Sempre tente apertar as cordas com a ponta dos dedos. Esta forma de segurar o ukulele, gosto de chamar forma da pinça. Pois os dedos polegar e indicador trabalham como uma pinça.
A afinação padrão pode ser feita nos ukuleles sopranos, concert e tenor. Ela é feita em C, com cordas afinadas em G C E A. Porém, uma característica interessante do Ukulele é o uso de uma afinação reentrante, em que a quarta corda é mais fina que a terceira, sem alterar a nota, mas com uma oitava acima.
Para usar o afinador cromático você deve plugar ele no final do cabo do seu ukulele. Ao tocar uma corda, a setinha do afinador vai mostrar se você deve afinar sua corda pra cima ou pra baixo. Você pode comprar na loja de instrumentos mais perto da sua casa ou pode comprar na internet.
Toque no UKULELE a música HEY PAI, da ISADORA POMPEO, de um jeito fácil e bonito. Usando apenas os acordes: C, G, Am e F E tocando o ritmo: BAIXO, CIMA e ABAFA Fazendo 4 ritmos para cada acorde.
Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Quando falamos de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E – A – D – G – B – E. Esse padrão surgiu no século XVIII, quando os primeiros instrumentos de 6 cordas foram inventados.
Elas são afinadas nas respectivas notas e elas também são numeradas por números ordinais.
A dica é: Pegue o instrumento e pressione uma corda qualquer no primeiro e no último traste. Se você perceber que as cordas praticamente encostam em todos os trastes, não há empenamento. Se a corda não estiver encostando em todos os trates, especialmente na parte do meio do braço, infelizmente, há empenamento.