Processo de Titulação Retirada de uma alíquota da solução problema com o auxílio de uma pipeta e transferida para um erlenmeyer. Ao erlenmeyer, é adicionado à solução problema (titulado) e na bureta é inserida a solução de concentração conhecida (titulante).
A bureta é uma vidraria de laboratório utilizada em titulações, de formato cilíndrico e com uma torneira na extremidade, realiza a dispensação de volumes com muita destreza, apoiada um um suporte para bureta e fixada por garras, fica em posição vertical provocando o gotejamento de líquidos na titulação.
Primeira página: Título, centralizado; nome do autor ou autores, abaixo do título, alinhado à direita da página. ... Função e titulação (graduação e maior titulação concluída) dos autores em forma de nota de rodapé.
Logo abaixo do título, deve constar o nome do autor ou autores do artigo. O autor do artigo deve ter seu nome acompanhado de um breve currículo e também de endereço de email e estas informações devem aparecer um nota de rodapé indicado por asterisco na página de abertura do artigo.
Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.
Citação Direta
Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico).
A palavra “REFERÊNCIAS” deve estar centralizada e em negrito, fonte tamanho 12. As referências devem ser digitadas com alinhamento a esquerda e entrelinhas simples, separadas umas das outras por um espaço também simples de entrelinhas.
Considera-se o sobrenome do autor e a data para ordenar as referências bibliográficas. Todas as obras consultadas são relacionadas ao final do texto da tese ou dissertação em ordem alfabética. A ordenação numérica é utilizada quando o sistema de citação adotado no texto da tese ou dissertação for o sistema numérico.
Citação Normas APA - Três a cinco autores Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação seguida da data de publicação. Nas subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação — entre parênteses.
Apud, que significa “citado por, conforme, segundo” é a expressão usada para fazer citação de citação. Esse é um recurso utilizado nos trabalhos acadêmicos quando você quer citar um autor que tenha sido citado pelo autor e obra que está lendo.
Cite um site na lista de referências Digite o nome do autor do site ou site específico do site. Primeiro, anote seu sobrenome e coloque uma vírgula. Imediatamente depois, aponte sua inicial e, no final, um ponto. Entre parênteses, escreva a data da publicação.
A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto. Ex: BRASIL. Ministério da Saúde.
O método empregado pelas Normas APA é autor-data, isto é, o sobrenome do autor e o ano de publicação (não inclua sufixos como Jr.). O texto deve ser documentado citando o autor e a data de publicação dos trabalhos pesquisados e consultados.