grau 33
Na maçonaria já se foram praticados mais de 110 ritos, hoje na maçonaria do Grande Oriente do Brasil temos 7(sete) principais Ritos Maçônicos: Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito Moderno, Rito York, Rito Brasileiro, Rito Adonhiramita, Rito Schroeder e Rito Escocês Retificado.
Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria. Representam que a ordem é pautada pela filosofia sobre os itens dos pedreiros e antigos construtores. É o símbolo de mais fácil reconhecimento usado em joias, construções e nos mais diversos modos.
Uma Ordem que procura enfatizar a lição de fé. Esta Ordem exige que o maçom professe e pratique a fé cristã. O grau de passagem do Passe Mediterrâneo, ou Cavaleiro de São Paulo prepara o candidato para a Ordem, introduzindo a lição e exemplo de mártires e fiéis do cristianismo.
Os cavaleiros templários eram monges guerreiros. Era uma ordem religiosa, com uma hierarquia inspirada na teologia e uma missão declarada - além de um código de ética -, mas também um exército armado e dedicado à "guerra santa".
A 22 de março de 1312, o papa Clemente 5º dissolveu a Ordem dos Templários, alegando degeneração e heresia. A ordem, criada em 1119 para proteger os peregrinos, foi uma das mais poderosas organizações da Idade Média.
Eles surgiram como uma espécie de exército religioso: uma ordem formada por monges cavaleiros para proteger Jerusalém após a conquista da cidade, no século XII, pelas Cruzadas – expedições organizadas pelas potências cristãs europeias para tirar a região do domínio muçulmano.
Landry de Lauzon, nobre cavaleiro templário que está na rota de promoção para grão-mestre do Templo de Paris, vive aquele velho dilema entre carne e espírito: sua ordem exige o voto de castidade, mas ele está apaixonado por Joana, a mulher de Felipe, que é seu melhor amigo.
1119, Jerusalém
Hugo de Payens
Jacques de Molay
março de 1314
1119, Jerusalém
Hugo de Payens