Michel Foucault utiliza em sua conferência denominada “O que é um autor?” a seguinte frase: “Que importa quem fala, disse alguém, que importa quem fala”. Sua intenção é retratar nestas palavras certa indiferença que constitui para ele o princípio ético fundamental da escrita contemporânea. ... Palavras-chave: Autor. Obra.
O autor é, sem dúvida, aquele a quem se pode atribuir o que foi dito ou escrito. Mas a atribuição - mesmo quando se trata de um autor conhecido - é o resultado de operações críticas complexas e raramente justificadas.
O autor é entendido como aquele que cria e escreve o texto ou a obra; já o narrador integra os elementos narrativos, sendo ele uma criação do autor com a finalidade de contar os fatos do texto. ... Como você observou, Brás Cubas é o personagem que no texto é o autor-defunto.
Portanto, fiquemos sabendo que o autor é quem escreve uma determinada obra e o narrador é aquele ser do qual o autor se utiliza para nos contar a história. Eis a grande diferença que a partir de agora irá demarcar seus conhecimentos acerca dos aspectos voltados para a leitura, sobretudo a literária. Não pare agora...
Resposta. Resposta: Danilo.... ele é um menino que narra as características físicas dos amigos da rua onde ele mora.
Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
Em primeira ou em terceira pessoa; é assim que se designa o foco narrativo (ou ponto de vista do narrador), isto é, respectivamente, quando um dos personagens de alguma história é o narrador ou quando quem narra não faz parte do contexto, sendo apenas espectador.
O Ponto de Vista (PDV) na literatura é o ângulo sob o qual o autor irá narrar sua trama. É o que muitos costumam definir como a Mosca na Parede; este inseto somente visualiza o que está acessível a sua visão. ... Um enredo não precisa ser narrado por todos os personagens que o povoam, a não ser que a trama o exija.
Quando o narrador é uma das personagens, dizemos que o foco narrativo é em primeira pessoa; quando não é uma das personagens, estando, portanto, fora da história, dizemos que o foco narrativo é em terceira pessoa.
O narrador é quem conta a história, podendo ser, grosso modo, em primeira pessoa (narrador definido) ou em terceira (indefinido). Já o foco narrativo é em quem a narração está centrada. ... No caso do narrador em terceira pessoa é quando a diferença entre os dois conceitos fica mais clara.
O foco narrativo é a maneira da qual o narrador se utiliza para contar os fatos da história.
A Narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários. O texto narrativo apresenta personagens que atuam em um tempo e em um espaço, organizados por uma narração feita por um narrador.
Redação. A narração é um tipo textual que se dedica a relatar uma história, fictícia ou não, apresentando os personagens como protagonistas dos fatos, narrados em tempos e espaços específicos. Essa tipologia se aplica a diferentes gêneros e prioriza um ou outro elemento a depender da função do gênero.