Nos humanos, os ácidos graxos não podem originar glicose, mas o glicerol pode, embora em quantidades mínimas.” Definitivamente, todos os alimentos que ingerimos acabam, em maior ou menor medida, sendo transformados em glicose, ou seja, em energia para o organismo.
No cérebro de um indivíduo adulto, acrescenta ele, a maior demanda por energia procede dos neurônios, que têm gostos exigentes: para elas a glicose é primordial, porque, diferentemente das células comuns, que também obtêm energia de outras fontes, os neurônios dependem quase que exclusivamente dessa substância.
Na glicólise pela via aeróbia, a oxidação da glicose (C6H12O6) é incompleta, resultando na produção de moléculas de NADH, ATP e do piruvato (C3H4O3), uma molécula ainda reduzida e que apresenta grande quantidade de energia livre em suas ligações químicas.
A oxidação negra, é um processo de revestimento por passivação para materiais ferrosos, cobre e ligas de cobre, zinco, metais sintetizados e solda prata. Ele é usado para evitar corrosão, em situações não tão exigentes e para a melhorar o aspecto visual.
Ajuda a curar feridas e é componente importantíssimo de muitas reações enzimáticas. O zinco é vital para o funcionamento saudável de muitos sistemas do organismo. É especialmente importante para a saúde da pele e essencial para um sistema imunológico saudável e para a resistência a infecções.