O neuropsicopedagogo coloca em prática seus conhecimentos, com o intuito de descobrir transtornos que contribuem para a dificuldade na aprendizagem. Outra possível atuação é na inclusão escolar, sendo professor de crianças surdas ou mudas, com necessidade de acompanhamento especial.
Ao conhecer as funções neurofuncionais de alunos com determinadas limitações, o neuropsicopedagogo torna-se primordial para o processo educacional ao empregar como recurso principal, entrevistas dedicadas a expressão e comportamentos em busca do diagnóstico educacional.
O psicopedagogo pode ajudar a escola a lidar melhor com a diversidade, agregando novos valores, levando professores e alunos a acreditarem que todos são capazes de aprender. No entanto, passar do discurso ideológico inclusivista para a inclusão na prática exige reflexão, conhecimento e aceitação do novo.
Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.
O Curso de Especialização em Psicopedagogia oferece subsídios para reflexão sobre aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento psicossocial de crianças, jovens e adultos.
18 meses
O principal objetivo do Psicopedagogo Clínico é identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando o bloqueio na aprendizagem do paciente. ... Com o paciente, é feito o diagnóstico psicopedagógico para descobrir quais áreas devem ser trabalhadas.
Existem dois tipos de Psicopedagogia: a Institucional e a Clínica. A linha da psicopedagogia Institucional promove uma relação entre os professores e o processo de ensino - aprendizagem, a fim de melhorar a instituição escolar e os problemas de aprendizagem na mesma.
Ou seja, podemos estudar as contribuições das três escolas e atuar sobre a aprendiza- gem dos nossos alunos de forma que os três enfoques teóricos (afetivo, cognitivo e social) sejam contemplados.
O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
O trabalho psicopedagógico é de natureza clínica e institucional, de caráter preventivo e/ou remediativo. ... Tal intervenção se dá na aplicação do objetivo da psicopedagogia que implica em contribuir e solucionar as dificuldades percebidas e avaliadas cotidianamente no processo ensino aprendizagem.