Contexto histórico do barroco As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.
Minas Gerais detém o maior acervo Barroco do Brasil, com construções ricas em detalhes e elementos cobertos por uma camada de ouro. Também eram utilizadas cores fortes, figuras de anjos e altares de madeira.
Resposta: Com certeza em MINAS GERAIS. Explicação: em MINAS GERAIS tinha o cedro e a pedra-sabão isso ajudou paara adquirir características na arte barroca, pois são características importantes de lá.
No Brasil, a arquitetura privilegiou a simetria, como ocorreu nas esculturas de Aleijadinho, o mais famoso artista barroco brasileiro.
São elas:
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.
Além desse contraste entre o claro e o escuro, a pintura barroca também dava ênfase ao movimento, à impressão de uma cena em ato; bem ao contrário da pintura renascentista, que traçava um plano fixo, estático. ... Contudo, os artistas do período barroco não se restringiam aos temas da tradição católica.
A poesia barroca é aquela que foi desenvolvida durante o período do barroco. O barroco, ou seiscentismo, foi um movimento artístico e literário que teve início no século XV durante o renascimento europeu. No Brasil, o barroco teve início no século XVI e foi introduzido pelos jesuítas.
ESTÉTICA BARROCA. Barroco é a denominação dada às manifestações artísticas do século XVII, daí também ser conhecido como seiscentismo.
Período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas. O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). O homem deste período está entre o céu e a Terra.
O barroco foi um movimento artístico sucessor do renascentismo. O barroco também gera uma tensão entre a religião e o materialismo, as crenças e o prazer pagão. ... Alguns consideram o barroco mais do que um simples movimento artístico, mas como um movimento social e cultural e até um período histórico.
O cultismo significa “jogo de palavras”. Também é chamado de Gongorismo, pois foi inspirado nos textos do poeta espanhol Luis de Góngora (1561-1627). ... Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual.
Cultismo e conceptismo foram estilos literários do Barroco, Movimento da Literatura Brasileira que se iniciou nos anos 1600. ... Cultismo e conceptismo foram estilos literários utilizados no período Barroco. Mas enquanto o primeiro prestigiava a forma textual, o segundo valorizava o conteúdo.
Denomina-se culteranismo ou cultismo o aspecto do barroco voltado para o jogo de palavras, para o rebuscamento da forma, para a ornamentação estilística, para o preciosismo lingüístico, para a erudição minuciosa.
Poesia que tende para abusar de metáforas requintadas e extravagantes, exuberância de elementos pitorescos e musicais, hipérboles, repetições e ritmos complicados de correspondências e plurimembrações, hipérbatos, anáforas e antíteses violentas, sendo notória a sua falta de clareza e de simplicidade.
Conceptismo, também chamado de Consentidualismo, é uma vertente literária do estilo barroco surgida em meados do século XVII na Espanha. ... A literatura conceptista é marcada pelo jogo de ideias (conceitos), onde é construído um raciocínio lógico, racionalista, com retórica aprimorada.
Poesia satírica Devido às suas sátiras poéticas, Gregório de Matos ficou conhecido como Boca do Inferno. Seu lado mais satírico, que entra em contraste com o lado religioso do barroco, ocorre devido ao fato de que Gregório de Matos nasceu em um meio privilegiado.